Violência em escolas públicas e a promoção da saúde: relatos e diálogos com alunos e professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/2213

Palavras-chave:

Saúde Pública, Promoção da Saúde, Violência, Ensino Fundamental e Médio.

Resumo

Analisar as percepções sobre a interação entre saúde e ambiente, a partir dos relatos e diálogos com adolescentes e professores de duas escolas públicas do Rio de Janeiro, Brasil, sobre a violência e a promoção da saúde. Métodos: Estudo descritivo, qualitativo, desenvolvido entre fevereiro a junho de 2009, envolvendo 153 alunos de duas escolas públicas do Rio de Janeiro, e 17 professores. Para a coleta de dados com os estudantes, adotaram-se a observação participante com anotações em um diário de campo, um questionário semiestruturado e grupo focal. Com os professores, utilizaram-se a observação participante com anotações em um diário de campo e grupo de estudo. Realizou-se análise temática, buscando estabelecer núcleos de sentido. Resultados: Os relatos dos alunos apresentaram discussões sobre três formas de violência: urbana, escolar e sexual intrafamiliar. Sobre a violência urbana, os alunos destacaram a questão da falta de segurança pública, principalmente em sua área de lazer. A violência escolar foi caracterizada como: a) violência na escola (violência física e psicológica entre alunos, bullying e contra o patrimônio escolar); b) violência da escola (através de comentários pejorativos de professores sobre alunos); c) violência contra a escola (desvalorização do professor e as consequências à sua saúde). Os estudantes também comentaram sobre a violência sexual intrafamiliar, o adolescente como vítima ou autor da agressão a um membro da família. Conclusões: Estratégias de enfretamento à violência devem ser estabelecidas como medida de promoção de saúde para alunos, professores e famílias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kátia Ovídia José de Souza

Psicóloga Clínica e Hospitalar, Docente e Sanitarista. Pós Graduada em duas especializações: 1) Psicologia Hospitalar e 2) Teoria e Prática Junguiana. Mestre (2010) em Saúde Pública pela ENSP/Fiocruz. Doutora (2020) em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós Graduação em Saúde da Criança e da Mulher do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente/ IFF da Fiocruz. Tese desenvolvida na temática sexualidade, reprodução, gênero e saúde. Experiência como Professora Tutora em Cursos em Educação a Distância (EAD) na área da Saúde Coletiva na Unirio, UFRJ e Fiocruz. Participação em bancas e orientações de trabalhos de conclusão de curso (TCC) de Pós Graduações. Parecerista em Revistas de Psicologia e Saúde Coletiva. Autora de artigos em revistas nacionais e internacionais de psicologia e promoção da saúde e capítulos de livro em gestão em saúde. Áreas de atuação: Psicologia da Saúde e Saúde Coletiva. E-mail: katiaovidia@gmail.com

Downloads

Publicado

2012-11-19

Como Citar

Souza, K. O. J. de. (2012). Violência em escolas públicas e a promoção da saúde: relatos e diálogos com alunos e professores . Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 25(1), 71–79. https://doi.org/10.5020/2213

Edição

Seção

Artigos Originais