Esquema de imunobiológicos especiais aplicados em recém-nascidos em um serviço de referência no Ceará
DOI:
https://doi.org/10.5020/2014Palavras-chave:
Prematuro, Imunização, Programas de imunização, Vacinas.Resumo
Objetivo: Analisar o esquema vacinal de prematuros em um programa de imunobiológicos especiais. Métodos: Estudo documental realizado no Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE), sediado em um hospital geral de atenção terciária em pediatria. A amostra foi constituída por 112 recém-nascidos com idade gestacional abaixo de 37 semanas e peso abaixo de 2.500g, aptos à vacinação, assistidos em 2006-2007. A coleta de dados realizou-se a partir dos registros das fichas cadastrais, formulários de encaminhamento e de controle de administração dos imunobiológicos especiais, no ano de 2008. Resultados: Os resultados evidenciaram que 22 (20%) recém-nascidos pesavam entre 1000 e 1499g. Quanto à idade gestacional, 39 (35%) nasceram entre 30 e 34 semanas gestacionais. A maior procedência foi de instituições públicas, 37 (69%). O esquema vacinal da maioria das crianças 68 (61%) estava incompleto. As principais indicações clínicas para os imunobiológicos especiais foram a prematuridade e a displasia broncopulmonar. Observou-se que 89% (n=100) dos pré-termos receberam a vacina contra o pneumococo (Prevenar). Para os pré-termos que apresentavam risco de desenvolvimento de eventos graves com relação à vacina tetravalente, elegeu-se o esquema Prevenar + DTPa + Hib. A administração simultânea das vacinas contra o meningococo conjugado – C(MncC) com a Prevenar foi indicada para candidatos a implantes de cóclea. Conclusão: A assistência integral ao recém-nascido pré-termo envolve a imunização precoce, ou seja, iniciada ainda na unidade neonatal, e requer a inclusão de imunobiológicos especiais, os quais devem ser criteriosamente recomendados.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.