Esquema de imunobiológicos especiais aplicados em recém-nascidos em um serviço de referência no Ceará -
DOI:
https://doi.org/10.5020/2014Palavras-chave:
Prematuro, Imunização, Programas de imunização, Vacinas.Resumo
Objetivo: Analisar o esquema vacinal de prematuros em um programa de imunobiológicos especiais. Métodos: Estudo documental realizado no Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE), sediado em um hospital geral de atenção terciária em pediatria. A amostra foi constituída por 112 recém-nascidos com idade gestacional abaixo de 37 semanas e peso abaixo de 2.500g, aptos à vacinação, assistidos em 2006-2007. A coleta de dados realizou-se a partir dos registros das fichas cadastrais, formulários de encaminhamento e de controle de administração dos imunobiológicos especiais, no ano de 2008. Resultados: Os resultados evidenciaram que 22 (20%) recém-nascidos pesavam entre 1000 e 1499g. Quanto à idade gestacional, 39 (35%) nasceram entre 30 e 34 semanas gestacionais. A maior procedência foi de instituições públicas, 37 (69%). O esquema vacinal da maioria das crianças 68 (61%) estava incompleto. As principais indicações clínicas para os imunobiológicos especiais foram a prematuridade e a displasia broncopulmonar. Observou-se que 89% (n=100) dos pré-termos receberam a vacina contra o pneumococo (Prevenar). Para os pré-termos que apresentavam risco de desenvolvimento de eventos graves com relação à vacina tetravalente, elegeu-se o esquema Prevenar + DTPa + Hib. A administração simultânea das vacinas contra o meningococo conjugado – C(MncC) com a Prevenar foi indicada para candidatos a implantes de cóclea. Conclusão: A assistência integral ao recém-nascido pré-termo envolve a imunização precoce, ou seja, iniciada ainda na unidade neonatal, e requer a inclusão de imunobiológicos especiais, os quais devem ser criteriosamente recomendados.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.