Educação em saúde para adesão ao Papanicolaou: uma revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/18061230.2023.13164

Palavras-chave:

Saúde da Mulher, Teste de Papanicolaou, Educação em Saúde, Prevenção de Doenças

Resumo

Objetivo: Identificar as intervenções de educação em saúde realizadas para a adesão ao exame Papanicolaou. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada nas bases de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System Online via National Library of Medicine National Institutes of Health, Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde, Biblioteca virtual Scientific Electronic Library Online e Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature via EBSCO, utilizando os descritores Health Education e Papanicolaou Test. Não houve delimitação de data ou idioma, para não restringir publicações que interessassem para análise. Foram encontrados 1091 artigos, sendo que, após aplicados os critérios de elegibilidade, a amostra final foi composta por 18 artigos. Resultados: Várias estratégias educativas foram descritas nos estudos, sendo utilizadas isoladamente ou associadas, dentre elas: palestras/comunicação verbal, vídeos educativos, materiais impressos, mensagens de texto móvel curtas, ligações telefônicas, música, comunicação por meio da mídia como televisão, rádio, jornais e alto-falantes, além de visitas domiciliares. Os estudos utilizaram pelo menos um tipo de mídia ou tecnologia em saúde móvel como estratégia educativa associada ou não de material impresso e/ou comunicação verbal. Conclusão: Os conhecimentos sobre a temática aumentam significativamente a adesão ao exame Papanicolaou; as estratégias educativas utilizadas como tecnologia móvel, palestras educacionais junto à mídia, mensagens adaptadas e campanhas publicitárias demonstraram ser eficazes no que diz respeito à informação, motivação, aceitação, conscientização e atitude das mulheres, além de reduzir os obstáculos e barreiras para a adesão ao exame citopatológico e também sobre a importância da vacina contra o Papilomavírus humano. 

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Biografia do Autor

Luana Fernandes Cruz, Universidade Regional do Cariri, Crato, Ceará, Brasil

Possui graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (2018 ) e Pós graduação em Saúde da mulher pela Universidade Regional do Cariri (2021).

Jessyca Moreira Maciel, Universidade Regional do Cariri, Crato, Ceará, Brasil

Enfermeira sanitarista. Mestre em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Especialista em Saúde Coletiva pela URCA. Especialista em Gestão em Saúde pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Especialista em Gestão de Programas de Residência em Saúde no SUS pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio Libanês. Especialista em Auditoria e Gestão de Sistemas em Saúde pela Faculdade do Juazeiro do Norte (FJN). 

Janayle Kéllen Duarte de Sales, Universidade Regional do Cariri, Crato, Ceará, Brasil

Enfermeira. Doutoranda pela Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF), nucleadora URCA. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Mestrado Acadêmico em Enfermagem (PMAE) da Universidade Regional do Cariri - URCA (Bolsista da FUNCAP). Pós-graduada em Saúde Coletiva pela Universidade Única de Ipatinga - MG, Gestão em Saúde pelo Instituto Federal do Amazona (IFAM) e em Melhoria do Cuidado de Pessoas com Condições Crônicas na APS pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC). Servidora pública do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) - Campus Parelhas/RN.

Lívia Monteiro Rodrigues, Universidade Regional do Cariri, Crato, Ceará, Brasil

Mestre em Enfermagem (CMAE-URCA). Especialista com Residência em Saúde Coletiva. Especialista em Saúde da Família . Especialista em Saúde do Idoso. Atuou como Enfermeira na Estratégia Saúde da Família no município de Barbalha.

Sheron Maria Silva Santos, Universidade Regional do Cariri, Crato, Ceará, Brasil

Enfermeira bacharela, graduada pela Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN). Mestre em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Especialista em Docência do Ensino Superior e em Enfermagem Obstétrica pela FJN. Atuou como Bolsista do Programa de Iniciação Científica (PBIC) com a pesquisa "Aplicabilidade da Depressive Cognition Scale para avaliação de risco de depressão em indivíduos vivendo com Diabetes Mellitus." 

Rachel de Sá Barreto Luna Callou Cruz, Universidade Regional do Cariri, Crato, Ceará, Brasil

Graduação em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri-URCA (2009); Doutorado em Saúde Materno Infantil pelo Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP); Mestrado em Saúde Materno Infantil pelo IMIP e em Desenvolvimento Regional Sustentável pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é professora Adjunta da URCA.

Dayanne Rakelly de Oliveira, Universidade Regional do Cariri, Crato, Ceará, Brasil

Enfermeira obstetra, Educadora Perinatal. Possui capacitação para o atendimento ao Parto Domiciliar Planejado (PDP). Possui Capacitação em Amamentação (90h); Curso Avançado para Doulas.. Graduada em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri (2003); Mestre em Bioprospecção Molecular pela Universidade Regional do Cariri (2010) e Doutora em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica pela Universidade Federal de Santa Maria (2015). Possui PhD em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2018). 

Edilma Gomes Rocha Cavalcante, Universidade Regional do Cariri, Crato, Ceará, Brasil

Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual da Paraíba (1996), mestrado em Cuidados Clínicos em Saúde em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará (2008) e doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Universidade de São Paulo (2012) e pós-doutorado em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (2021).

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Publicado

2023-07-27

Como Citar

Cruz, L. F., Maciel, J. M., Sales, J. K. D. de, Rodrigues, L. M., Santos, S. M. S., Cruz, R. de S. B. L. C., Oliveira, D. R. de, & Cavalcante, E. G. R. (2023). Educação em saúde para adesão ao Papanicolaou: uma revisão de literatura. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 36. https://doi.org/10.5020/18061230.2023.13164

Edição

Seção

Artigos de Revisão