O trabalho em equipe na implementação de um grupo na Estratégia Saúde da Família
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2022.12173Palavras-chave:
Estratégia saúde da família, Promoção da Saúde, Processos grupais, Relações interprofissionais.Resumo
Objetivo: Analisar as percepções de profissionais da Estratégia de Saúde da Família sobre a construção de um grupo e suas interações com o trabalho em equipe. Métodos: utilizada uma abordagem qualitativa, através da técnica Grupo Focal com a análise dos resultados feita com a técnica de Análise de Conteúdo de Bardin. Resultados: possível compreender que o grupo é um valioso instrumento de Promoção da Saúde que estimula o autocuidado e oferece formas alternativas de cuidado. A escassez de espaços de aprendizado sobre a atenção primária à saúde durante a formação e a limitada oferta de educação permanente foram consideradas limitações, porém, o trabalho em equipe, baseado no apoio matricial, amplia o potencial de intervenção dos profissionais na realidade objetiva e subjetiva dos usuários. Conclusão: A prática com grupos, apoiada no trabalho em equipe interprofissional, fortalece a construção de vínculos entre profissionais e usuários, estimula a autonomia, a corresponsabilização e o protagonismo no processo de cuidado. Espaços de apoio matricial e educação permanente permitem reconhecer as fragilidades inerentes ao processo de trabalho e criar espaços onde o aprendizado contínuo e compartilhado fortalece a colaboração interprofissional e, consequentemente, a resolutividade das ações.
Downloads
Referências
Giovanella L. Atenção Básica ou Atenção Primária à Saúde? Cad Saúde Pública [Internet], 2018 [acesso em 2020 jul 13]; 34(8). Disponível em: http://cadernos.ensp.fiocruz.br/csp/artigo/519/atencao-basica-ou-atencao-primaria-a-saude
Malta DC, Stopa SR, Szwarcwald CL, Gomes NLG, Júnior JBS, Reis AAC. A vigilância e o monitoramento das principais doenças crônicas não transmissíveis no Brasil – Pesquisa Nacional de Saúde, 2013. Rev bras epidemiol [Internet], 2015 [acesso em 2021 jan 26]; 18 suppl 2: 3-16. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-790X2015000600003&script=sci_abstract&tlng=pt
Ferreira ACS, MATTOS M. Atenção multiprofissional ao idoso em condição crônica na estratégia saúde da família. Rev Bras Promoç Saúde [Internet], 2018 [acesso em 2021 jan 05], 31(3):1-10. Disponível em: https://periodicos.unifor.br/RBPS/article/view/7576
Arantes LJ, Shimizu HE, Merchán-hamann E. Contribuições e desafios da Estratégia Saúde da Família na Atenção Primária à Saúde no Brasil: revisão da literatura. Cien Saúde Colet [Internet] 2016 [acesso em 2020 out 12]; 21(5):1499-1509. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-81232016000501499&script=sci_abstract&tlng=pt
Silva ICB, Silva LAB, Lima RSA, Rodrigues JA, Valença AMG, Sampaio J. Processo de trabalho entre a Equipe de Atenção Básica e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família. Rev Bras Med Fam Comunidade [Internet]. 2017 [acesso em 2020 jul 20]; 12(39):1–10. Disponível em: https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/1433
Nascimento CMB, Albuquerque PC, Sousa FOS, Albuquerque LC, Gurgel IDG. Configurações do processo de trabalho em núcleos de Apoio à saúde da família e o cuidado integral. Trab. Educ. Saúde [Internet]. 2018 [acesso em 2020 fev 18]; 16(3):1.135-1.156. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1981-77462018005005107&script=sci_abstract&tlng=pt
Melo EA, Miranda L, Silva AM da, Limeira RMN. Dez anos dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf): problematizando alguns desafios. Saúde debate [Internet]. 2018 [acesso em 2020 jan 20]; 42(spe1):328–40. Disponível em: https://scielosp.org/article/sdeb/2018.v42nspe1/328-340/pt/
Bonaldi AP, Ribeiro MD. Núcleo de apoio à saúde da família: as ações de promoção da saúde no cenário da Estratégia saúde da família. Revista de APS [Internet]. 2014 [acesso em 2020 out 30]; 17(2):195-203. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/aps/article/view/15320
Buss PM, Hartz ZMA, Pinto LF, Rocha CMF. Promoção da saúde e qualidade de vida: uma perspectiva histórica ao longo dos últimos 40 anos (1980-2020). Ciência & Saúde Coletiva [Internet]. 2020 [acesso em 2021 jan 10]; 25(12):4723-4735. Disponível em: http://www.cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/promocao-da-saude-e-qualidade-de-vida-uma-perspectiva-historica-ao-longo-dos-ultimos-40-anos-19802020/17595?id=17595
Acioli S. A prática educativa como expressão do cuidado em Saúde Pública. Rev Bras Enferm [Internet]. 2008 [acesso em 2018 out 25]; 61(1):117–21. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-71672008000100019&script=sci_abstract&tlng=pt
Horta NC, Sena RR , Silva MEO, Tavares TS, Caldeira IM. A prática de grupos como ação de promoção da saúde na estratégia saúde da família. Revista de APS [Internet]. 2009 [acesso em 2018 out 25]; 12(3):293-301. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-555352
Dias VP, Silveira DT, Witt RR. Educação em saúde: protocolo para o trabalho de grupos em Atenção Primária à Saúde. Revista de APS [Internet]. 2009 [acesso em 2018 dez 10]; 12(2):221-227. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/aps/article/view/14261
Brito GEG, Mendes ACG, Santos Neto PM. O trabalho na estratégia saúde da família e a persistência das práticas curativista. Trab. Educ. Saúde [Internet]. 2018 [acesso em 2020 set 10]; 16(3):975-995. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1981-77462018005005111&script=sci_abstract&tlng=pt
Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde.14ª Edição. São Paulo: Editora Hucitec; 2014.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. 1° edição? São Paulo: Edições 70, 2011.
Menezes KKP de, Avelino PR. Grupos operativos na Atenção Primária à Saúde como prática de discussão e educação: uma revisão. Cad saúde colet [Internet] 2016 [acesso em 2019 fev 05]; 24(1):124–30. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cadsc/v24n1/1414-462X-cadsc-24-1-124.pdf
Cruz P, Virmes D, Leitão MH, Araújo R. Educação popular como orientadora de grupos de promoção à saúde de pessoas com hipertensão e diabetes na atenção básica: caminhos e aprendizados com base em uma experiência. Revista de APS [Internet]. 2019 [acesso em 2019 nov 10]; 21(3). Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/aps/article/view/16423
Nogueira ALG, Munari DB, Fortuna CM, Santos LF. Pistas para potencializar grupos na Atenção Primária à Saúde. Rev Bras Enferm [Internet]. 2016 [acesso em 2018 out 20]; 69(5):964–71. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-71672016000500964&script=sci_abstract&tlng=pt
Santos RR, Lima EFA, Freitas PSS, Galavote HS, Rocha EMS, Lima RCD. A influência do trabalho em equipe na atenção primária à saúde. Rev Bras Pesq Saúde [Internet] 2016 [acesso em 2018 nov 02]; 18(1):130-139. Disponível em: https://www.periodicos.ufes.br/rbps/article/download/15144/10725
Feuerwerker LCM, Capozzolo AA. Atenção Básica e Formação em Saúde. In Mendonça MHM. Atenção Primária à Saúde no Brasil: conceitos, prática e pesquisa. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; 2018. p. 291-310.
Silva HGN, Oliveira BC, Santos LES, Claro ML. O papel social da Universidade mediante integração ensino-serviço-comunidade no Brasil: revisão sistemática e metassíntese. Linhas Críticas [Internet]. 2020 [acesso em 2021 fev 12]; 26:1-19. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/31262
Ribeiro IL, Medeiros Júnior A. graduação em saúde, uma reflexão sobre ensino-aprendizado. Trab educ saúde [Internet]. 2016 [acesso em 2020 nov 10]; 14(1):33–53. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1981-77462016000100033&script=sci_abstract&tlng=pt
Dias HS, Lima LD, Teixeira M. A trajetória da política nacional de reorientação da formação profissional em saúde no SUS. Ciência & Saúde Coletiva [Internet]. 2013 [acesso em 2020 jul 25]; 18(6):1613-1624. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232013000600013&lng=pt&tlng=pt
Bispo Júnior JP, Moreira DC. Educação permanente e apoio matricial: formação, vivências e práticas dos profissionais dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família e das equipes apoiadas. Cad. Saúde Pública [Internet]. 2017 [acesso em 2021 jan 10]; 33(9). Disponível em: http://cadernos.ensp.fiocruz.br/csp/artigo/226/educacao-permanente-e-apoio-matricial-formacao-vivencias-e-praticas-dos-profissionais-dos-nucleos-de-apoio-a-saude-da-familia-e-das-equipes-apoiadas
Melo DS, Oliveira MH, Perseguino MG. Análise da incorporação de ferramentas para o apoio matricial em um programa de residência multiprofissional em saúde. Rev. gest. sist. Saúde [Internet]. 2020 [acesso em 2021 jan 10]; 9(3):535-553. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/revistargss/article/view/16970
Almeida WNM, Cavalcanti LM, Miranda TKS. Educação permanente como ferramenta de integração entre agentes de saúde e de endemias. Rev Bras Promoç Saúde [Internet]. 2020 [acesso em 2021 jan 10]; 33. Disponível em: https://periodicos.unifor.br/RBPS/article/view/10266
Lima PRG, Sousa FOS, Farias HSL, Carmo YAF. A Educação Popular em Saúde como estratégia fortalecedora do apoio matricial na atenção básica. Rev. Ed. Popular [Internet], 2020 [Acesso em 2021 jan 20]; Edição Especial, p. 204-2018, jul. 2020. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/53288
Peduzzi M, Agreli HF. Trabalho em equipe e prática colaborativa na Atenção Primária à Saúde. Interface - comunicação saúde educação [Internet]. 2018 [acesso em 2020 dez 22]; 22(Supl. 2):1525-34. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000601525
Silva ICB, Silva LAB, Valença AMG, Sampaio J. O processo de trabalho do núcleo ampliado de saúde da família e atenção básica. Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro [Internet], 2019 [acesso em: 2021 jan 15]; 17(1):e0018009. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462019000100507
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira em Promoção da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.