Produção científica nacional sobre ética de enfermagem: revisão sistemática da literatura
DOI:
https://doi.org/10.5020/1177Palavras-chave:
Bioética, Ética, Enfermagem, Literatura de Revisão como Assunto.Resumo
Objetivo: Identificar as questões éticas de enfermagem, prevalentes nos periódicos científicos brasileiros. Método: Revisão sistemática da literatura com os seguintes critérios de inclusão: (1) artigos sobre Ética de Enfermagem escritos em português, inglês, francês e espanhol; (2) publicados em periódicos nacionais; (3) período de janeiro de 1997 a fevereiro de 2009. A busca foi realizada em quatro bases de dados: BDENF, LILACS, MEDLINE e SCIELO. Utilizaram-se as palavras-chave Ética e Enfermagem. Os estudos selecionados foram classificados em categorias. Para a análise de conteúdo, os autores adotaram a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, construindo-se discursos para as categorias, a partir da reunião de trechos principais dos resumos dos estudos, que são as “expressões-chave”. Resultados: Cento e trinta e três artigos preencheram os critérios de inclusão, sendo classificados em oito categorias conforme o conteúdo do estudo: 1. Cuidado de Enfermagem; 2. Dilemas e Controvérsias; 3. Educação; 4. Aspectos Legais; 5. Pesquisas; 6. Gestão; 7. Valores e Crenças; 8. Perspectivas e Políticas de Saúde. A categoria “Cuidado de Enfermagem” foi mais prevalente, apresentando 36% dos artigos selecionados, sendo esses classificados em seis subcategorias. “Dilemas e Controvérsias” foi a segunda categoria prevalente (15%). Conclusão: O número de artigos teóricos sobre questões éticas é elevado; porém, há poucas pesquisas sobre as experiências éticas na prática de enfermagem.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar na RBPS, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf. Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho utilizando uma Licença Pública Internacional Creative Commons, aceitando assim os termos e condições desta licença.
CC BY-NC: Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado para fins não comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Link da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















