Diálogo entre agroecologia e promoção da saúde - doi:10.5020/18061230.2010.p69

Autores

  • Thaisa Santos Navolar Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
  • Silvia do Amaral Rigon Universidade Federal do Paraná – UFPR
  • Jane Maria de Souza Philippi Universidade Federal do Paraná – UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5020/1176

Palavras-chave:

Agroecologia, Promoção da Saúde, Segurança Alimentar e Nutricional.

Resumo

Objetivo: Identificar aspectos que relacionam a agricultura familiar ecológica e a promoção da saúde de agricultores membros da Associação para o Desenvolvimento da Agroecologia do Paraná - AOPA. Métodos: Pesquisa qualitativa, de caráter exploratório. Entrevistas semiestruturadas foram realizadas, no período de outubro a novembro de 2007, com 6 agricultores da AOPA, tendo como base um roteiro com questões a respeito dos fatores que motivaram a transição para a agroecologia; e a percepção dos atores sobre possíveis mudanças na alimentação e na saúde das famílias relacionadas à inserção neste sistema produtivo. Resultados: Observou-se que o principal motivo de transição para a agroecologia foram as questões relacionadas à saúde, sobretudo a ocorrência de intoxicações por agrotóxicos. Sobre a saúde das famílias destacou-se o autocuidado e o uso de práticas naturais de saúde, e em relação à alimentação da família foi registrado o aumento da produção de alimentos para o consumo. Conclusão: A partir da percepção dos agricultores foram identificados aspectos relevantes e em sintonia com alguns dos campos da Promoção da Saúde, em especial vinculados à criação de ambientes favoráveis ao desenvolvimento de habilidades pessoais e ao reforço da ação comunitária, os quais indicam que a prática da agricultura familiar ecológica pode ser considerada uma ação promotora da saúde dos agricultores e de suas famílias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaisa Santos Navolar, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Possui graduação pela Universidade Federal do Paraná (2005). Atualmente é mestranda do Programa de Pós-graduação em Saúde Pública da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Nutrição, atuando principalmente nos seguintes temas:segurança alimentar e nutricional, práticas integrativas e complementares, agroecologia.

Downloads

Publicado

2012-01-04

Como Citar

Navolar, T. S., Rigon, S. do A., & Philippi, J. M. de S. (2012). Diálogo entre agroecologia e promoção da saúde - doi:10.5020/18061230.2010.p69. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 23(1), 69–79. https://doi.org/10.5020/1176

Edição

Seção

Artigos Originais