A hidroterapia no tratamento de pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica - doi:10.5020/18061230.2007.p221
DOI:
https://doi.org/10.5020/1030Palavras-chave:
Doença pulmonar obstrutiva crônica, Hidroterapia, Reabilitação, Exercícios respiratóriosResumo
A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é uma doença grave, incapacitante, apresentando teste de função pulmonar com anormalidades no fluxo expiratório, nesta denominação compreende a bronquite crônica e o enfisema pulmonar. A hidroterapia envolve terapia física com exercícios aquáticos e vem sendo utilizada por ser uma atividade agradável com resultados positivos. O objetivo deste estudo exploratório foi comparar o desempenho dos pacientes com DPOC tratados com hidroterapia associada à reabilitação pulmonar com aqueles tratados com a reabilitação pulmonar exclusiva, sendo realizado no centro de reabilitação cardiopulmonar do Hospital de Messejana, em Fortaleza – Ceará. A amostra constou de 10 pacientes, independentemente de sexo e idade, dividida aleatoriamente em dois grupos. O instrumento de avaliação foi o teste incremental de membros superiores, observando-se os seguintes parâmetros: freqüência cardíaca (FC), freqüência respiratória (f), dispnéia, cansaço de membros superiores, carga máxima alcançada e saturação de oxigênio (SatO2). Os parâmetros FC (p=0,04), f (p=0,046) e SatO2 (p=0,008) apresentaram melhora em média 33,33% acima daqueles dos pacientes que estavam apenas na Reabilitação Pulmonar. Os demais parâmetros avaliados também obtiveram melhoras, mas com o p>0,05. Conclui-se que os resultados obtidos com o tratamento da reabilitação pulmonar associado à hidroterapia superam aqueles encontrados somente com o tratamento da reabilitação, possibilitando aumento no condicionamento físico e melhora nas atividades funcionais; no entanto, pela casuística reduzida, novos trabalhos devem ser realizados para comprovação deste trabalho exploratório.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.