O relacionamento terapêutico no cuidado dispensado a um esquizofrênico: narrativas de um diário de campo
DOI:
https://doi.org/10.5020/1012Palavras-chave:
Esquizofrenia, Terapia Comportamental, Narrativas Pessoais, Enfermagem PsiquiátricaResumo
A esquizofrenia é uma psicose crônica com graves conseqüências sociais e funcionais, exigindo múltiplas formas de cuidado no seu tratamento. Este artigo objetivou descrever a evolução de um paciente acometido por esquizofrenia paranóide, mediante a adoção do processo de Relacionamento Terapêutico, como uma modalidade de cuidado de enfermagem psiquiátrica, registrada em um diário de campo sob a forma de narrativas de vivências, durante dez encontros em um serviço psiquiátrico de Fortaleza. Percebeu-se que o emprego do Relacionamento Terapêutico permitiu, gradativamente, ao cliente estudado o enfrentamento de conflitos pessoais (dinâmica familiar complicada, rejeição e depressão) e a satisfação de necessidades básicas como a comunicação e interação grupal. Dessa forma considerase o Relacionamento Terapêutico uma técnica de cuidado primordial na reintegração e reorganização do cliente esquizofrênico, assim como na busca de uma melhor qualidade de vida.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar na RBPS, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf. Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho utilizando uma Licença Pública Internacional Creative Commons, aceitando assim os termos e condições desta licença.
CC BY-NC: Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado para fins não comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Link da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















