A prevalência de Acidente Vascular Cerebral (AVC) no pós-operatório de revascularizaçao do miocárdio - doi:10.5020/18061230.2006.p25

Autores

  • Carolina Meireles Rosa NOVAFAPI
  • Kassandra Souza Coutinho Universidade de Fortaleza
  • Marily Fernandes Domingues Universidade de Fortaleza
  • Denise Silva de Moura Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.5020/957

Palavras-chave:

Acidente cerebrovascular, Complicações pós-operatórias, Revascularização miocárdica.

Resumo

Esta pesquisa objetivou investigar a prevalência de acidente vascular cerebral (AVC) no pós-operatório de revascularização do miocárdio, de janeiro de 2000 a setembro de 2003, em um hospital que é centro de referência em cirurgia cardíaca no estado do Ceará, identificando os fatores de risco relacionados à ocorrência de acidente vascular cerebral no pós-operatório. A natureza da pesquisa foi quantitativa. A população de estudo foi constituída de pacientes de ambos os sexos, abrangendo todas as faixas etárias que se submeteram a cirurgia de revascularização do miocárdio e que no pós-operatório apresentaram ou não complicações, entre elas o AVC. As variáveis estudadas foram o sexo, idade, tempo de internação, número de óbitos, fatores de risco, tipo de cirurgia, utilização de circulação extracorpórea no trans-operatório e o tipo de complicações pós-operatórias. Os resultados obtidos demonstraram que a cirurgia de revascularização predominou em homens entre 60 e 69 anos. Em relação aos fatores de risco, somente 18 (2,8%) dos 650 pacientes investigados não apresentaram nenhum fator de risco. Encontraram-se 53 casos de acidente vascular cerebral pós-operatório, e destes, 52 (98,1%) foram isquêmicos e 1 (1,9%) hemorrágico. Dentre as complicações que mais surgiram no pós-operatório destacaram-se o infarto agudo do miocárdio, seguido de infecção respiratória e derrame pleural. Dos 58 pacientes que foram a óbito, 27,6% tiveram AVC pós-operatório. Pelos dados obtidos concluiu-se que não houve significância estatística na associação entre a ocorrência de acidente vascular cerebral pós-operatório e cirurgia de revascularização do miocárdio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Meireles Rosa, NOVAFAPI

Fisioterapeuta, Professora da Faculdade de Saúde, Ciências Humanas e Tecnológicas do Piauí (NOVAFAPI), Especialista em Fisioterapia Neurológica Funcional pela Universidade de Fortaleza.

Kassandra Souza Coutinho, Universidade de Fortaleza

Fisioterapeuta, Especialistas em Fisioterapia Neurológica Funcional pela Universidade de Fortaleza.

Marily Fernandes Domingues, Universidade de Fortaleza

Fisioterapeuta, Especialistas em Fisioterapia Neurológica Funcional pela Universidade de Fortaleza.

Denise Silva de Moura, Universidade de Fortaleza

Fisioterapeuta, Professora da Universidade de Fortaleza, Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual do Ceará.

Downloads

Publicado

2012-01-04

Como Citar

Rosa, C. M., Coutinho, K. S., Domingues, M. F., & Moura, D. S. de. (2012). A prevalência de Acidente Vascular Cerebral (AVC) no pós-operatório de revascularizaçao do miocárdio - doi:10.5020/18061230.2006.p25. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 19(1), 25–34. https://doi.org/10.5020/957

Edição

Seção

Artigos Originais