Sistemas de abastecimento em comunidades rurais do semiárido: a implantação do SISAR em Cristais, Cascavel, CE

Autores/as

  • Francisco Glauber César Alves Universidade Federal do Ceará
  • Flávia Telis de Vilela Araújo Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180730.2016.V37.1/2.78-86

Resumen

Este trabalho tem como objetivo estudar a problemática do acesso e universalização de água para consumo humano nas pequenas comunidades rurais difusas do Semiárido brasileiro, não incluídas nas grandes obras de infraestrutura hídrica, a partir da análise da implantação do Programa de Saneamento Rural Integrado (SISAR), no Distrito rural de Cristais, localizado no município de Cascavel, Ceará. Programas de acesso à água, tais como a construção de cisternas rurais, utilização de carros pipa e o SISAR têm buscado, ao longo dos últimos anos, promover o acesso de água, embora nem sempre em quantidade e qualidade satisfatórias. O SISAR, que tem como um dos princípios a participação comunitária no gerenciamento do sistema de saneamento local, começou a ser implantado no Ceará em 1996, na Bacia do Acaraú e Coreaú. Atualmente, existem oito unidades do Programa no Estado, nas bacias hidrográficas, beneficiando aproximadamente 435 mil pessoas. O impacto da implantação do SISAR em Cristais incluiu uma pesquisa bibliográfica e levantamento de dados existentes sobre o programa e a legislação relacionada, realização de observações de campo, tratamento e análise das informações. O SISAR demonstrou ser uma solução viável, a partir da participação da comunidade local nas etapas de planejamento, implantação e gestão, assim como o aumento da abrangência do sistema de abastecimento e a melhoria dos parâmetros de qualidade da água, relacionada diretamente com a melhoria da qualidade de vida dos habitantes. Entretanto, observou-se que fatores culturais impedem que uma parcela da população, que não se atentam para a importância do sistema, e, portanto, não fazem uso do mesmo, prosseguem utilizando tecnologias obsoletas de acesso à água, continuando em condições de vulnerabilidade hídrica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Francisco Glauber César Alves, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal do Ceará(2005). Tem experiência na área de Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca.

Flávia Telis de Vilela Araújo, Universidade Federal do Ceará

É graduada em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal da Paraíba, especialista em Desenvolvimento com Meio Ambiente pela Universidade Estadual Vale do Acaraú , mestre em Economia e doutora em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará. Trabalhou na área de planejamento e controle da produção e logística na Mallory. Prestou consultoria ao Banco do Nordeste, como especialista em gestão ambiental. Desde 1999 atua no ensino superior tendo sido professora do Instituto Centec, Unifor (pós-graduação) e Faculdade CDL. É professora da Estácio /Fic e Unifor.

Publicado

2016-09-14

Cómo citar

Alves, F. G. C., & Araújo, F. T. de V. (2016). Sistemas de abastecimento em comunidades rurais do semiárido: a implantação do SISAR em Cristais, Cascavel, CE. Revista Tecnologia, 37(1/2), 78–86. https://doi.org/10.5020/23180730.2016.V37.1/2.78-86

Número

Sección

Artigos