Dano pelo sobrepeso de veículos comerciais ao pavimento flexível
DOI:
https://doi.org/10.5020/23180730.2014.V35.1/2.55-65Resumen
O excesso de peso dos veículos comerciais é um dos principais problemas relativos à deterioração dos pavimentos. O objetivo deste trabalho foi verificar a adequação das cargas de tráfego à legislação, bem como quantificar o efeito de tal carregamento no pavimento. Para tanto, realizou-se simulações no programa ELSYM5 para a determinação das deformações do pavimento, empregadas no cálculo do Fator de Equivalência de Carga (FEC) empírico-mecanístico. Foram utilizados dados de pesagem do ano de 2009 de dois os postos localizados nas BR-153 e BR-369, situadas no norte do Paraná, bem como as cargas máximas permitidas por lei. Nos resultados, verificou-se um aumento de 5% a 40% nos FECs, em relação aos valores máximos. A partir dessa comparação, foi possível quantificar o efeito danoso proveniente do sobrepeso, em termos de equivalência ao do eixo padrão de 8,2 t, e perceber quanto o excesso de peso afeta o desempenho final do pavimento.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2016-09-21
Cómo citar
Réus, T. F., da Silva Júnior, C. A. P., & Fontenele, H. B. (2016). Dano pelo sobrepeso de veículos comerciais ao pavimento flexível. Revista Tecnologia, 35(1/2), 55–65. https://doi.org/10.5020/23180730.2014.V35.1/2.55-65
Número
Sección
Artigos
Licencia
Opiniones expresas en el artículo son de responsabilidad exclusiva de los autores, que al permitir la publicación de sus textos, están de acuerdo que la Revista Tecnología pase a tener el derecho de difundirlas por medios impreso y electrónico. La RT reservase el derecho de hacer, en los originales, cambios de orden normativa, ortográfica y gramatical, con vistas a mantener el nivel culto de la lengua, respetando el estilo de los autores.