Minimização do desgaste nas curvas com rampas retas em ferrovias.
Palabras clave:
Transição, sobrelevação, rampas retas, método de FibonacciResumen
O Traçado de uma ferrovia, em planta, é constituído por retas concordadas por uma curva circular e trechos de transição consistentes em curvas de curvatura variável. Estas transições têm por finalidade evitar o choque que sem elas se produziria entre as rebordas das rodas e as faces internas do boleto dos trilhos, na passagem do trem, das tangentes à parte circular. Quando um móvel qualquer percorre um caminho curvo, sofre uma aceleração centrífuga que depende da velocidade do móvel. Esta aceleração pode ser compensada com uma inclinação lateral do caminho, que no caso das ferrovias, é obtida através da sobrelevação do trilho externo. Dado que na prática, diversos tipos de trens utilizam uma mesma via, acaba-se produzindo um desgaste nos trilhos devido a que a sobrelevação necessária para alguns tipos é excessiva para outros. O objetivo deste trabalho é mostrar como esse desgaste pode ser minimizado no caso de curvas com rampas retas, utilizandose técnicas de Pesquisa Operacional. O problema é equacionado a partir de leis físicas e o desgaste é minimizado aplicando-se o método de Fibonacci, programado para um microcomputador.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Cómo citar
Klein, M. P., & Sinay, L. (2009). Minimização do desgaste nas curvas com rampas retas em ferrovias. Revista Tecnologia, 25(2). Recuperado a partir de https://ojs.unifor.br/tec/article/view/117
Número
Sección
Artigos
Licencia
Opiniones expresas en el artículo son de responsabilidad exclusiva de los autores, que al permitir la publicación de sus textos, están de acuerdo que la Revista Tecnología pase a tener el derecho de difundirlas por medios impreso y electrónico. La RT reservase el derecho de hacer, en los originales, cambios de orden normativa, ortográfica y gramatical, con vistas a mantener el nivel culto de la lengua, respetando el estilo de los autores.