Sistema de Gestão Ambiental (SGA) e aplicabilidade do Selo AQUA: estudos de casos em empresas construtoras de shopping centers

Authors

  • Andressa Guimarães Gomes Universidade de Fortaleza
  • Suellen Galvão Moraes Universidade de Fortaleza
  • Márcia Thelma Rios Donato Marino Universidade de Fortaleza
  • Denise Fernandes Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180730.2016.V37.1/2.87-110

Abstract

A construção civil é uma das áreas que causa muitos impactos negativos ao meio ambiente, destacando-se a grande geração de resíduos, sendo necessária a sua redução, que pode ser efetivada com a aplicação de sistemas de gestão ambiental (SGA) pelas empresas construtoras, buscando-se uma construção sustentável. O estudo trata da aplicação do SGA na construção de dois shoppings centers que obtiveram o Selo AQUA, compara e avalia o desempenho ambiental alcançado, considerando os níveis atingidos em cada fase da Certificação. A metodologia aplicada foi revisão bibliográfica, pesquisa documental e conversa com funcionários. Pode-se concluir que o empreendimento “B”, que iniciou o processo de certificação e aplicou o SGA desde o planejamento, obteve melhor desempenho que o “A”, que iniciou o processo na fase de execução. A geração de resíduos no empreendimento “A” foi significativamente maior que no “B”, indicando desvantagens da aplicação do SGA a partir da fase de execução. Existe uma grande resistência em profissionais da área da construção civil, desde o colaborador ao diretor da obra, a respeito de práticas sustentáveis. A implantação do Sistema de Gestão Integrada – SGI entre os setores, o suporte através de efetivo, máquinas e equipamentos e as práticas de reuso e reutilização dos recursos no canteiro de obras adotados para o empreendimento “B”, provam que o investimento é a chave para alcançar um bom desempenho ambiental. E todo esse investimento retorna para a empresa através da redução do consumo de recursos, redução da geração de resíduos, além de proporcionar melhorias ambientais e sociais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Andressa Guimarães Gomes, Universidade de Fortaleza

Tem experiência na área de Engenharia Ambiental com enfase em análise físico-químicas de água e sedimentos, realizando Monitoramento Ambiental de em lagoas Costeiras e rios urbanos.

Suellen Galvão Moraes, Universidade de Fortaleza

É graduanda em Engenharia Ambiental e Sanitária, cursando o 4º semestre na Universidade de Fortaleza. Monitora da disciplina de Ecossistemas Marinhos e Ambientes Costeiros, sob orientação da Profª. Drª Márcia Thelma Marino. É especialista em Gestão Ambiental pela Universidade de Fortaleza (2009). É Bacharel em Turismo pela Faculdade Integrada do Ceará - FIC (2006). Atualmente é Docente e Orientadora de Estágio Supervisionado do curso técnico de Hospedagem na Escola Profissionalizante do Estado Marly Ferreira Martins e Consultora em Gestão Ambiental.

Márcia Thelma Rios Donato Marino, Universidade de Fortaleza

Márcia Thelma Rios Donato Marino possui Graduação em Geologia pela Universidade de Fortaleza (1984) , Especialização em Aperfeiçoamento em Mapeamento Geológico pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985), Mestrado em Geologia pela Universidade Federal do Ceará (2004) e Doutorado em Geologia pela Universidade Federal do Ceará (2014). Coordenadora do curso de Especialização em Gestão Ambiental e do MBA em Perícia e Auditória Ambiental da UNIFOR. Professora Assistente da Universidade de Fortaleza do curso de Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária. Consultora Ambiental cadastrada no IBAMA. Tem experiência na área de Geociências, atuando, principalmente, nos seguintes temas: impactos ambientais na zona costeira, morfodinâmica e ecossistemas costeiros, estudos ambientais em geral (EIA / RIMA / PCA / EVA etc) e gestão ambiental. Membro da Rede BRASPOR de pesquisadores. Participante do processo de implantação do Sistema de Gestão da Qualidade e Certificação da ISO 9001:2008 - Bureau Veritas Certification - da Universidade de Fortaleza. Editora da Revista Tecnologia (UNIFOR). Membro do Comitê de Ética da Universidade de Fortaleza.

Denise Fernandes, Universidade de Fortaleza

Possui graduação em GEOLOGIA pela Universidade de Fortaleza (1984), Graduação em QUÍMICA - LICENCIATURA, pela Universidade Estadual do Ceará (2002), Mestrado em Geologia pela Universidade Federal do Ceará (2004) e Doutora em Geologia, área Geologia Ambiental ,da Universidade Federal do Ceará (2015). É professora Assistente 1, da Universidade de Fortaleza, do Centro de Ciências Tecnológicas, curso de Engenharia Ambiental e Sanitária . Foi assessora de Coordenação do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária. Atualmente Coordenadora do Núcleo de Pesquisa do Centro de Ciências Tecnológicas -NPT-CCT. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas:gestão ambiental, educação,química ambiental, didática, meio ambiente, qualidade ambiental da água, solo e sedimento e hidrologia ambiental.

Published

2016-09-14

How to Cite

Gomes, A. G., Moraes, S. G., Marino, M. T. R. D., & Fernandes, D. (2016). Sistema de Gestão Ambiental (SGA) e aplicabilidade do Selo AQUA: estudos de casos em empresas construtoras de shopping centers. Revista Tecnologia, 37(1/2), 87–110. https://doi.org/10.5020/23180730.2016.V37.1/2.87-110

Issue

Section

Artigos