Metodologia para realização de testes de uma antena offset de 60 cm banda Ku com refletor ultraleve – Parte 1: comportamento eletromagnético
DOI:
https://doi.org/10.5020/23180730.2015.V36.1/2.34-49Resumen
ste artigo apresenta a metodologia de avaliação das características eletromagnéticas de antenas offset para banda Ku, objetivando o desenvolvimento de uma nova antena de 60 cm de diâmetro, com refletor ultraleve. Incluem-se os procedimentos para a realização do ensaio de vibração forçada e dos diagramas de radiação e rugosidade superficial antes e depois de testes em túnel de vento (TV). Os valores obtidos de ganho e eficiência tiveram boa correlação entre as campanhas de medição, demonstrando que não aconteceram deformações relevantes permanentes nas superfícies dos refletores durante os ensaios em TV, fato corroborado nas medições de rugosidade média superficial. O ensaio de vibração forçada acusou uma perda máxima de 2 dB, ficando dentro da margem de tolerância admitida para o funcionamento do receptor. Como resultado da aplicação desta metodologia, obteve-se uma antena protótipo que resistiu às cargas de vento destrutivas, sem detrimento de suas características mecânicas, mantendo seu desempenho eletromagnético.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2016-07-19
Cómo citar
Lecuona, D. A., & de Lacerda, L. A. (2016). Metodologia para realização de testes de uma antena offset de 60 cm banda Ku com refletor ultraleve – Parte 1: comportamento eletromagnético. Revista Tecnologia, 36(1/2), 34–49. https://doi.org/10.5020/23180730.2015.V36.1/2.34-49
Número
Sección
Artigos
Licencia
Opiniones expresas en el artículo son de responsabilidad exclusiva de los autores, que al permitir la publicación de sus textos, están de acuerdo que la Revista Tecnología pase a tener el derecho de difundirlas por medios impreso y electrónico. La RT reservase el derecho de hacer, en los originales, cambios de orden normativa, ortográfica y gramatical, con vistas a mantener el nivel culto de la lengua, respetando el estilo de los autores.