Comparativo técnico-financeiro entre o método convencional e o uso de lona plástica para proteção contra precipitações em aterros rodoviários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180730.2019.9747

Resumo

Nos processos de implantação rodoviária é importante o conhecimento sobre o índice de precipitação na região, principalmente quando se trabalha com solos plásticos. Suas características exigem um cuidado especial para que a camada atinja a melhor capacidade de suporte possível, pois elevadas taxas de precipitação tendem a atrasar o andamento da obra. A consequência desse fato é a necessidade de mais dias de tratamento de camadas para alcançar a umidade adequada à compactação, aumentando o tempo e o custo de execução dos serviços. Nesse sentido, o presente trabalho comparou, técnica e financeiramente, a proteção de camada de um aterro rodoviário contra precipitações utilizando dois procedimentos distintos: o convencional, denominado selagem de cancha, e outro com aplicação de lona plástica. Concluiu-se que o uso da lona plástica proporciona maior agilidade na execução dos serviços e também ganhos financeiros relacionados à mão de obra, equipamentos e combustível.

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Biografia do Autor

Ítalo Martins e Cunha, Instituto Brasileiro de Educação Continuada - INBEC

Engenharia Civil formado pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL), MBA em Gestão de Projetos pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) e Pós-Graduando em Infraestrutura de Transportes e Rodovias pelo Instituto Brasileiro de Educação Continuada (INBEC). Tem experiência em Engenharia de Planejamento e controle de Obras Rodoviárias.

Francisco Heber Lacerda de Oliveira, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutor em Engenharia de Transportes pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes, da Universidade Federal do Ceará. Professor Adjunto do Departamento de Engenharia de Transportes, da Universidade Federal do Ceará. Affiliate Member in the American Society of Civil Engineers – ASCE. Tem experiência em Planejamento do Transporte Aéreo, Operação, Manutenção e Reabilitação de Infraestruturas Aeroportuárias, especialmente em pavimentos de pátios e de pistas de pouso e decolagem.

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Publicado

2019-12-19

Como Citar

e Cunha, Ítalo M., & Lacerda de Oliveira, F. H. (2019). Comparativo técnico-financeiro entre o método convencional e o uso de lona plástica para proteção contra precipitações em aterros rodoviários. Revista Tecnologia, 40(2). https://doi.org/10.5020/23180730.2019.9747

Edição

Seção

Artigos