Aplicação da análise de confiabilidade para avaliação de estações de tratamento de esgoto no estado do Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180730.2019.8971

Resumo

A confiabilidade é a probabilidade de um item exercer sua função de forma adequada, em conformidade com condições específicas, por um período determinado de tempo. Sendo assim, torna-se essencial que os processos de tratamento de esgotos sejam avaliados em relação à confiabilidade, fornecendo informações que permitem subsidiar a seleção de um determinado sistema de tratamento, além de permitir a avaliação do desempenho real de uma ETE. Nesse contexto, esta pesquisa investigou 3 (três) diferentes rotas de tratamento de esgoto de ETEs operadas pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) avaliando-se os resultados de eficiência e testes de confiabilidade (considerando valor de 95%). Observou-se que o sistema composto por reator UASB acompanhado de filtro submerso aerado (FBAS) alcançou um efluente de melhor qualidade em termos de remoção de DQO e melhor homogeneidade dos dados. Por outro lado, a rota de lodos ativados por aeração prolongada obteve o melhor desempenho com relação à remoção de amônia, comportamento esperado por esse tipo de tecnologia. Por fim, verificou-se que a análise de confiabilidade é uma importante ferramenta a ser aplicada no monitoramento de ETEs, ressaltando a importância desses estudos para a tomada de decisão na escolha tecnológica de novas estações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco de Assis Martins Ponce, Universidade de São Paulo - USP

Atualmente é mestrando no programa de pós graduação em Engenharia Hidráulica e Saneamento da Universidade de São Paulo. Engenheiro Ambiental e Sanitarista pela Universidade de Fortaleza – 2018. Experiência em tratamento biológico de efluentes, redes de abastecimento de água e esgotamento sanitário, projeto de aterro sanitário e planos municipais de saneamento básico. Tem interesse de pesquisa na área de tratamento biológico de efluentes domésticos/industriais, principalmente do emprego de tecnologias anaeróbias/aeróbias como também interessa-se sobre a eficiência de remoção de compostos orgânicos e biológicos das unidades componentes do tratamento, além da recuperação de subprodutos gerados. Participa do programa Jovens Profissionais do Saneamento da ABES-CE, coordenando o programa. Foi estagiário da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará onde realizou atividades de fiscalização de Planos Municipais de Saneamento Básico e dos Sistemas de Abastecimento de Água e Coleta de Esgoto do Estado do Ceará

Silvio Luiz de Sousa Rollemberg, Universidade Federal do Ceará - UFC

Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Conceito CAPES 5) Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil - 2017 - Doutorado em andamento em Engenharia Civil (Recursos Hídricos) (Conceito CAPES 7). Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil – 2017. Engenheiro Sanitarista e Ambiental com experiência em projetos e execuções de instalações hidrossanitárias, redes de abastecimento de água e esgotamento sanitário, sistemas drenagem urbana e outros. Atualmente dedica-se à pesquisa de tecnologias emergentes de tratamento de águas residuárias.

Andre Gadelha de Oliveira, Universidade de Fortaleza - Unifor

Possui graduação em Química Bacharel pela Universidade Federal do Ceará (2007), mestrado em Engenharia Civil (Saneamento Ambiental) pela Universidade Federal do Ceará (2011) e doutorado em Química pela Universidade Federal do Ceará (2018), com período de um ano na NHL UniversityofAppliedSciences, Leeuwarden - HOL. Atualmente é professor da Universidade de Fortaleza. Tem experiência na área de Química e Saneamento Ambiental, com ênfase em química analítica, tratamento de água/efluentes, processos oxidativos avançados, adsorção, e qualidade de água.

Downloads

Publicado

2019-12-19

Como Citar

Ponce, F. de A. M., Rollemberg, S. L. de S., & de Oliveira, A. G. (2019). Aplicação da análise de confiabilidade para avaliação de estações de tratamento de esgoto no estado do Ceará. Revista Tecnologia, 40(2). https://doi.org/10.5020/23180730.2019.8971

Edição

Seção

Artigos