Estudo sobre sombreamento em planta fotovoltaica localizada em zona urbana de Fortaleza-CE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180730.2019.8898

Resumo

Em decorrência do avanço da implementação de plantas Fotovoltaicas (FV) localizadas em grandes centros, estudos são necessários para analisar os fatores que afetam esta geração de energia elétrica. No presente artigo, uma análise é realizada sobre o impacto do sombreamento em uma planta FV localizada em zona urbana e conectada à rede elétrica do Laboratório de Energias Alternativas (LEA) da UFC, campus Pici, Fortaleza-CE. Antes de cada experimento foi feita a limpeza dos módulos FV de maneira a garantir maior confiabilidade ao estudo. Para análise foram gerados diferentes padrões de sombreamento, estáticos e dinâmicos, visando simular situações reais de não-idealidades na planta. O sombreamento estático consiste na sombra projetada sobre os módulos que não varia sua posição ao longo do tempo; no sombreamento dinâmico, a sombra varia no decorrer do tempo. Para comparar as variáveis de desempenho da planta FV foram escolhidos dias com médias de irradiância semelhantes durante o período dos experimentos. Calculou-se o Fator de Capacidade (FC) para os quatro experimentos analisados, divididos em duas situações de sombreamento estático e duas de sombreamento dinâmico. Como resultado, obteve-se uma redução do FC de 2,35% e 1,17% para o primeiro caso e de 0,84% e 1,72% para o segundo. As curvas de potência e irradiância foram observadas: verificou-se que para baixas irradiâncias (inferiores a 500 W/m²) o sombreamento não interferiu de modo significativo na potência gerada. A importância dos diodos by-pass e sua atuação em evitar determinadas células sombreadas de comportarem-se como carga foi explicitada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus de Paula Chaves, Universidade Federal do Ceará - UFC

Universidade Federal do Ceará - UFC

Ivonne Montero Dupont, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Engenharia da Computação na "Universidade Tecnológica da Habana José Antonio Echeverría" (2014), Habana, Cuba. Trabalhou como Especialista em Ciência da Computação desde 2006 atè 2015 na Empresa de Telecomunicações de Cuba. Tem experiência na área de monitoramento e programação em várias linguagens (C, Java, PHP, Python), também na área de administração de aplicações informáticas (SAP), administração de bancos de dados (PostgreSQL, MySQL, Oracle) e redes de computadores. Tem experiência em administração de serviços em Windows e Linux. Atualmente é aluna de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Ceará, Brasil, na área de Sistemas Linux Embarcados aplicados à Energias Renováveis.

Paulo Cesar Marques de Carvalho, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Ceará (1989), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (1992) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Paderborn, Alemanha (1997). Atualmente é professor titular do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Ceará. Tem atividades de ensino, pesquisa e extensão nos temas: geração fotovoltaica, geração eólica e biodigestores. Coordena o Laboratório de Energias Alternativas da UFC. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq.

Danielly Norberto Araujo, Universidade Federal do Ceará - UFC

Técnica em Eletrotécnica (2012) pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE) e graduada em Engenheira Elétrica (2017), com ênfase em eletrotécnica, pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Atualmente, é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Ceará (UFC), na área de sistemas elétricos de potência. Seus interesses são: geração distribuída, geração solar fotovoltaica e sistemas de armazenamento de energia.

Downloads

Publicado

2019-06-19

Como Citar

Chaves, M. de P., Dupont, I. M., Carvalho, P. C. M. de, & Araujo, D. N. (2019). Estudo sobre sombreamento em planta fotovoltaica localizada em zona urbana de Fortaleza-CE. Revista Tecnologia, 40(1). https://doi.org/10.5020/23180730.2019.8898

Edição

Seção

Artigos