Análise comparativa entre a certificação fator verde de Fortaleza-CE e demais certificações ambientais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180730.2019.7850

Resumo

A necessidade da preservação ambiental, hoje, é tema de preocupação mundial, fomentando discussões acerca de posturas mais sustentáveis em diversas áreas, entre as quais é possível destacar a Construção Civil, que, no que diz respeito ao meio ambiente, é causadora de severos impactos. Diante disso, essa área encontra-se em constante mudança e buscando por métodos e tecnologias que minimizem as consequências dela. Entre essas mudanças é importante destacar o surgimento das certificações ambientais, que consistem na avaliação quantitativa e qualitativa do desempenho das edificações quanto ao seu impacto no meio em que são implantadas. A criação das certificações permitiu uma popularização do desenvolvimento sustentável na área de projetos e arquitetura, entretanto é uma prática que vem sendo aperfeiçoada e enfrenta muitas críticas quanto a sua adesão, eficiência e real impacto. Dessa forma, o presente trabalho realizou uma pesquisa exploratória, de cunho quali-quantitativo, em fontes bibliográficas digitais e físicas e, visando a estabelecer um paralelo de entendimento sobre as certificações é proposta uma comparação dos temas abordados em três delas: o LEED e o AQUA, como parâmetros populares e internacionais, e o Fator Verde, a certificação municipal da cidade de Fortaleza. O trabalho discorre brevemente acerca do surgimento das certificações e do contexto do desenvolvimento sustentável na construção brasileira. Este artigo também traz a luz os selos LEED, AQUA e Fator Verde, apresentando de maneira breve o método de avaliação de cada um e as áreas que contemplam. O principal objetivo consiste em avaliar semelhanças e divergências entre os itens analisados. Além disso, observar a facilidade de entendimento do que é solicitado, a possibilidade de adaptação das edificações, os aspectos regionais e a proximidade do conteúdo exigido com as técnicas construtivas locais. Mediante essa análise foi possível verificar que a principal distinção entre as certificações é o método de avaliação , além da presença de itens que são abordados por uma e desconsiderados pelas demais, assim como o enfoque, que é dado a temas específicos em cada caso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rochelle Silveira Lima, Universidade Federal do Ceará - UFC

Ao longo da graduação em arquitetura e urbanismo, explorei diferentes áreas do mercado, trabalhando com comunicação visual, ergonomia, reforma, acompanhamento de obras e design de interiores. Na vida acadêmica, me aprofundei na área de urbanismo, sustentabilidade e mobilidade urbana. Após a graduação dei continuidade a carreira trabalhando com arquitetura e design de interiores e concluindo a pós-graduação em Arquitetura e Projeto sustentável.

Márcio Salomão Silva Rios, Universidade de Fortaleza - Unifor

Engenheiro Civil, graduado pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR e Universidade Politécnica da Cataluña (Barcelona - Espanha) com especialização em Gestão Ambiental pela UNIFOR, MBA em Construção Sustentável pela UNIP - Universidade Paulista e mestrando em Estudos Ambientais pela UCES em Buenos Aires ? Argentina (defesa da dissertação em julho/17). Especialista em Cidades Sustentáveis pelo BID-EDX. É coordenador e professor do Curso de Pós-Graduação em Construção Sustentável da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Presidente da ONG Instituto Mão Pra Toda Obra que dá suporte às comunidades carentes através da melhoria das condições habitacionais. É colunista da sessão sustentabilidade da Revista Construção Ceará Imóveis e Arquitetura. Palestrante do XX Congresso Brasileiro de Arquitetos. Atualmente é diretor do GBFOR ? Green Building for Cities, onde coordena várias atividades de consultoria: Consultor da Certificação LEED NC for School do INBEC; Consultor da Certificação LEED CS Bourbon Residence; Consultor da Certificação LEED EB Elephant Coworking; Consultor da Certificação LEED CS do H.PIO Infinity; Consultor de Construção Sustentável dos projetos Diamante das Dunas em Cumbuco-CE e Centro Comercial e ApartHotel em Jericoacoara-CE. Membro do Grupo de Trabalho de Meio Ambiente do CREA-CE. Coordenador técnico do projeto UrbanLeds do ICLEI e ONU-Habitat na cidade de Fortaleza. Coordenador Técnico da elaboração da metodologia de certificação de construção sustentável do Município de Fortaleza - Certificação Fator Verde.

Downloads

Publicado

2019-12-19

Como Citar

Lima, R. S., & Rios, M. S. S. (2019). Análise comparativa entre a certificação fator verde de Fortaleza-CE e demais certificações ambientais. Revista Tecnologia, 40(2). https://doi.org/10.5020/23180730.2019.7850

Edição

Seção

Artigos