Evaluation of safety countermeasures at intersections using microscopic simulation.
Palavras-chave:
Colisões. Segurança de tráfego. Desaceleração.Resumo
Na maioria das jurisdições, cerca de 40% das colisões em rodovias ocorre em, ou próximo a interseções. A necessidade de reduzir estas colisões motivou pesquisas consideráveis sobre o desenvolvimento e a avaliação de medidas preventivas efetivas de baixo custo. Os engenheiros de segurança têm tentado tomar decisões que afetam a segurança baseada no conhecimento extraído dos tipos diferentes de modelos estatísticos e/ou de observação antes e após a análise. Reconhece-se que, geralmente, este tipo de conhecimento não está disponível estatística ou empiricamente. O uso da simulação microscópica do tráfego nas últimas duas décadas focalizou essencialmente a análise da eficiência do transporte de sistemas com interseções sinalizadas, redes arteriais e auto-estradas. O potencial da simulação microscópica na segurança de tráfego na análise do conflito do tráfego foi reconhecido por Darzentas et al. (1980) e tem gerado interesse crescente em anos recentes. Este artigo introduz um modelo comportamental em micro-nível para estimar o potencial de colisões em interseções, para diferentes cenários de tráfego e atributos geométricos baseados na taxa de desaceleração com o objetivo de evitar a colisão (DRAC) e, a taxa disponível máxima da desaceleração (MADR). O modelo foi aplicado em um contorno simples a esquerda para uma interseção de quatro saídas, sem sinalização. Para esta situação, foram observados os incrementos em tempos de percepção, reação do motorista e, redução na fricção da superfície do pavimento, com o incremento potencial colisões. O artigo investiga como o modelo pode ser usado para fornecer introspecções na redução de colisões com a presença de sinalização.Downloads
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Como Citar
Cunto, F., & Saccomanno, F. F. (2009). Evaluation of safety countermeasures at intersections using microscopic simulation. Revista Tecnologia, 28(1). Recuperado de https://ojs.unifor.br/tec/article/view/72
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Seção
Artigos