Remoção de compostos nitrogenados de águas residuárias de refinarias de petróleo através de reatores biológicos com fungos.

Autores

  • Mário de Alencar Freitas Neto Universidade Federal do Ceará
  • João Paulo Leite Felix
  • Isabelle Dias Branco Arthaud
  • Renato Carrhá Leitão
  • Sandra Tédde Santaella

Palavras-chave:

Fungos. Compostos nitrogenados. Biomassa imobilizada. Águas residuárias de refinarias de petróleo.

Resumo

A ocorrência de compostos nitrogenados em efluentes de refinarias de petróleo com concentrações superiores aos limites legais é um problema sério e conhecido. A proposta desta pesquisa foi avaliar a remoção de nitrogênio amoniacal, nitrito e nitrato presentes em águas residuárias de indústrias petroquímicas, empregando processo biológico com fungos. Foram montados, em escala de laboratório, dois reatores biológicos aeróbios com fungos (RBF), com biomassa imobilizada e escoamento contínuo ascendente. Obtiveram-se boas remoções de amônia, nitrito e nitrato, sendo que os melhores resultados foram obtidos com o reator 2 (R2), operado com TDH de 4h e 0,5g de glicose/L, o qual apresentou eficiência de remoção de amônia de 57% (± 25,4), nitrito 66% (± 40,7) e nitrato 62% (± 29,9). Pelos resultados obtidos, concluiu-se que reatores biológicos com fungos são uma alternativa viável para remoção de nitrogênio amoniacal, nitrito e nitrato de efluentes de refinarias de petróleo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Freitas Neto, M. de A., Felix, J. P. L., Arthaud, I. D. B., Leitão, R. C., & Santaella, S. T. (2009). Remoção de compostos nitrogenados de águas residuárias de refinarias de petróleo através de reatores biológicos com fungos. Revista Tecnologia, 28(1). Recuperado de https://ojs.unifor.br/tec/article/view/70

Edição

Seção

Artigos