Uso da técnica de velocimetria por imagem de partículas na determinação de campos de velocidade em escoamentos turbulentos desenvolvidos em laboratório.

Autores

  • Leonardo Barra S. de Souza Universidade Federal de Goiás
  • Johannes Gérson Janzen Universidade Federal de Rondônia
  • Harry Edmar Schulz Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo
  • Swami Marcondes Villela Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Velocimetria a laser. Velocimetria por imagem de partícula.

Resumo

Este trabalho expõe o uso de velocimetria a laser no estudo de detalhes do fenômeno da turbulência e na obtenção de padrões do escoamento de fluidos. A descrição dessa técnica não intrusiva é feita a partir de sua aplicação em duas pesquisas desenvolvidas: a turbulência gerada por grades oscilantes e o assoreamento de um modelo físico de reservatório. No tanque de grades oscilantes, a velocimetria possibilitou a observação e a quantificação de características importantes da turbulência. No reservatório, a técnica auxiliou na comparação dos dados de assoreamento com sua simulação feita em um modelo computacional. A oncordância dos resultados apontou para as vantagens do uso de procedimentos numéricos para estudo e estimativa de assoreamento em reservatórios. Tanto na pesquisa acadêmica de turbulência, como na pesquisa aplicada de sedimentação, ambas desenvolvidas em laboratório, a velocimetria a laser mostrou-se uma ferramenta essencial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Souza, L. B. S. de, Janzen, J. G., Schulz, H. E., & Villela, S. M. (2009). Uso da técnica de velocimetria por imagem de partículas na determinação de campos de velocidade em escoamentos turbulentos desenvolvidos em laboratório. Revista Tecnologia, 29(2). Recuperado de https://ojs.unifor.br/tec/article/view/36

Edição

Seção

Artigos