A influência do saneamento básico no contexto socioambiental do assentamento Jean Silva em Quixadá – CE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180730.2025.16432

Resumo

O saneamento básico é essencial para uma boa qualidade de vida. No entanto, o atendimento de tais serviços é insuficiente em algumas regiões do País, resultando em consequências negativas para o meio ambiente, a saúde, a economia e a satisfação das necessidades básicas. Desta forma, este estudo teve como objetivo identificar os impactos socioambientais do Saneamento Básico na comunidade do Assentamento Jean Silva, em Quixadá - CE. A pesquisa teve início com a caracterização da área de estudo, que incluiu a delimitação do Assentamento Jean Silva e a identificação da população local. Em seguida, foi realizado um levantamento do cenário de saneamento básico da região, seguido pelo mapeamento dos impactos socioambientais. Por fim, o diagnóstico revelou que os serviços de saneamento básico atendem de maneira precária à comunidade do assentamento, o que resulta em um déficit que gera impactos socioambientais negativos, afetando diretamente o desenvolvimento econômico e social, além de comprometer a satisfação das necessidades básicas dos moradores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Jonathan Feitoza Medeiros, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil

Técnico Ambientalista formado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Quixadá. Atualmente atua como Técnico Ambientalista na COPASA Companhia de Saneamento de Minas Gerais, na Gerência de Conformidade Ambiental (GNCA), vinculada à Superintendência de Operações do Sul (SPSL). É Bacharel em Engenharia Ambiental e Sanitária pelo IFCE e pós-graduando em Consultoria e Licenciamento Ambiental. Possui experiência em liderança de equipes por meio da participação no projeto Entrepreneurial Action Us (ENACTUS). Realizou pesquisas nas áreas de Engenharia de Materiais, Gestão de Recursos Hídricos, Microbiologia e Ciências Naturais. Suas principais áreas de interesse incluem: Geoprocessamento, Gestão de Efluentes, Educação Ambiental, Gestão Ambiental, Limnologia, Química Ambiental e Gestão de Resíduos. 

Daniele Aparecida Monteiro Ismael, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Sousa, Paraíba, Brasil

Graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Campina Grande (2016). É especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Cândido Mendes (2017). Possui mestrado em Tecnologias Energéticas e Nucleares pela UFPE (2019). Atualmente é professora efetiva do IFPB, Campus Sousa. 

Italo Ruan Dantas Ferreira, Instituto Federal do Amapá, Macapá, Amapá, Brasil

Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (2016), especialização em Gerenciamento de construções pela Universidade Estácio de Sá e mestrado em Engenharia Civil (Recursos Hídricos) pela Universidade Federal do Ceará (2019). Atualmente é professor efetivo do IFAP, Campus Macapá. 

Downloads

Publicado

2025-12-05

Como Citar

Medeiros, F. J. F., Ismael, D. A. M., & Ferreira, I. R. D. (2025). A influência do saneamento básico no contexto socioambiental do assentamento Jean Silva em Quixadá – CE. Revista Tecnologia, 46, 1–10. https://doi.org/10.5020/23180730.2025.16432

Edição

Seção

Artigos