Impactos dos Resíduos Sólidos Lançados na Microdrenagem Urbana: Uma Abordagem em Pontos Suscetíveis a Alagamentos em Aracaju/SE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180730.2025.15792

Resumo

A drenagem  urbana é de fundamental importância, mas pode ter sua eficiência reduzida em virtude da presença de resíduos sólidos no sistema. Diante disso, este trabalho objetiva analisar a ocorrência de resíduos sólidos em bocas coletoras de três avenidas da Cidade de Aracaju/SE, indicando os tipos de resíduos, o impacto no funcionamento, e os resultados preliminares da implantação de bocas coletoras sustentáveis na Cidade. Inicialmente, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, e posteriormente, foram realizadas visitas in loco nas  Avenidas Dr. Edélzio Vieira de Melo; Gonçalo Rollemberg Leite e Dr. Airton Teles. A maioria das bocas coletoras encontrava-se parcial ou totalmente obstruída, sendo predominante a presença de folhas e plásticos. Em seguida, foi simulado o impacto desses resíduos na eficiência dos dispositivos. Os resultados mostram reduções na capacidade de engolimento das bocas coletoras de 30,8% até 51,4%. Em seguida, foi relatado a implantação de 22 bocas sustentáveis de um total de 70 previstas. Conclui-se com os resultados obtidos que, a presença de resíduos sólidos reduz consideravelmente a capacidade do sistema, há necessidade de uma maior frequência de limpeza dos elementos e uma maior conscientização por parte da população. Por fim, a ineficiência do sistema de drenagem urbana não possui uma solução única, envolve diversos atores, desde a população, não descartando lixo irregularmente até o poder público realizando as ações necessárias e corretas e ambos se cobrando mutuamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Gomes da Silva Júnior, Instituto Federal de Sergipe, Aracaju, Sergipe, Brasil

Especialização em MBA Gestão de Projetos (2014-2016); MBA Gestão Estratégica de Pessoas (2016-2018) e Graduação em Administração de Empresas com Habilitação em Recursos Humanos (2004-2008) pela Estácio Sergipe. Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental (2016-2024) e Técnico em Edificações (2010-2014) pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS). Pesquisador e Membro Participante dos Grupos de Pesquisas: Urbanismo, Sustentabilidade e Educação  e Grupo de Estudo e Pesquisa em Saneamento Básico e Sustentabilidade (GEPESS).

Rodrigo Gallotti Lima, Instituto Federal de Sergipe, Aracaju, Sergipe, Brasil

Bacharel em Engenharia Ambiental pela Universidade Tiradentes (2005). Pós-graduado em EaD pelo IFRN (2023). Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA/UFS (2008).Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA/UFS (2018). Professor efetivo do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS) lotado na Coordenação de Saneamento Ambiental (CSA) do Campus Aracaju.

Zacarias Caetano Vieira, Instituto Federal de Sergipe, Aracaju, Sergipe, Brasil

Graduação em Engenharia Civil (2009) e mestrado em Engenharia Civil e Ambiental (2011) na área de Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Campina Grande  Professor Efetivo do IFS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe - Campus Aracaju e Lider do Grupo de Estudo e Pesquisa em Saneamento Básico e Sustentabilidade (GEPESS).

 

Carla Mirele Souza dos Santos, Instituto Federal de Sergipe, Aracaju, Sergipe, Brasil

Graduanda em Bacharelado em Engenharia Civil no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe - Campus Aracaju. Pesquisadora e membro participante Grupo de Estudo e Pesquisa em Saneamento Básico e Sustentabilidade (GEPESS).

 

Downloads

Publicado

2025-09-03

Como Citar

Silva Júnior, C. G. da, Lima, R. G., Vieira, Z. C., & Santos, C. M. S. dos. (2025). Impactos dos Resíduos Sólidos Lançados na Microdrenagem Urbana: Uma Abordagem em Pontos Suscetíveis a Alagamentos em Aracaju/SE. Revista Tecnologia, 46, 1–12. https://doi.org/10.5020/23180730.2025.15792

Edição

Seção

Artigos