Efeito do tempo de detenção hidráulica sobre a remoção de matéria orgânica em lagoas facultativas primárias em escala real.

Autores

  • Fernando José Araújo da Silva Universidade de Fortaleza

Palavras-chave:

Lagoas facultativas primárias, tempo de detenção hidráulica, remoção de matéria orgânica, modelos de dimencionamento.

Resumo

Foram estudadas 9 lagoas facultativas primárias em escala real. Foi observado que maiores TDHs não resultaram em melhor qualidade do efluente tratado. As cargas hidráulicas e orgânicas foram menores do que as previstas As contribuições per capita hidráulica e orgânicas foram baixas, resultando em capacidade ociosa. As remoções médias de DBO, DQO e sólidos suspensos foram de 79, 70 e 52%, respectivamente. As constantes de remoção para regimes hidráulicas de mistura completa e de fluxo em pistão convergiram com elevação do THD. A determinação de k para fluxo em pistão mostrou-se mais adequada. Foram desenvolvidas alternativas para o dimensionamento de lagoas facultativas primárias empregando abordagem híbrida (modelos analítico e empírico).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

da Silva, F. J. A. (2009). Efeito do tempo de detenção hidráulica sobre a remoção de matéria orgânica em lagoas facultativas primárias em escala real. Revista Tecnologia, 24(2). Recuperado de https://ojs.unifor.br/tec/article/view/136

Edição

Seção

Artigos