Avaliação do efeito da eficiência das sondagens à percussão na previsão de capacidade de carga e recalque de estacas pré-moldadas
DOI:
https://doi.org/10.5020/23180730.2023.13546Resumo
Em projetos de edifícios, as fundações devem atender a requisitos de projetos para a garantia da segurança da obra. Dessa forma, estimativas de capacidade de carga e recalques das fundações são necessárias. É usual efetuar essas estimativas a partir de resultados de ensaios de campo. O presente trabalho propõe uma avaliação das previsões de capacidade de carga e recalques de fundações em estacas pré-moldadas utilizando métodos semiempíricos baseados nos resultados de sondagem a percussão (SPT), com e sem a consideração da correção da eficiência do ensaio. Para tanto, foram analisadas 7 estacas, fabricadas em concreto armado, e cravadas em perfis de solos típicos da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Para a avaliação proposta foram utilizados os resultados de provas de carga e de sondagens à percussão (SPT). As previsões, estimadas por métodos semiempíricos, foram comparadas aos valores obtidos experimentalmente pelas provas de carga. As previsões, de capacidade de carga e de recalque, foram efetuadas sem a correção da eficiência das sondagens e, também, para a eficiência de 70%. A consideração da correção da eficiência das sondagens à percussão (SPT), tanto em cálculos de capacidade de carga quanto de recalque, promoveu previsões mais concordantes para a quase totalidade das situações analisadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Tecnologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Opiniões expressas nos artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores, que, ao permitirem a publicação de seus textos, concordam que a Revista Tecnologia passe a ter o direito de divulgá-los por mídia impressa e eletrônica. A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da lingua, respeitando, porém o estilo dos autores.