Avaliação do efeito da eficiência das sondagens à percussão na previsão de capacidade de carga e recalque de estacas pré-moldadas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180730.2023.13546

Resumo

Em projetos de edifícios, as fundações devem atender a requisitos de projetos para a garantia da segurança da obra. Dessa forma, estimativas de capacidade de carga e recalques das fundações são necessárias.  É usual efetuar essas estimativas a partir de resultados de ensaios de campo. O presente trabalho propõe uma avaliação das previsões de capacidade de carga e recalques de fundações em estacas pré-moldadas utilizando métodos semiempíricos baseados nos resultados de sondagem a percussão (SPT), com e sem a consideração da correção da eficiência do ensaio. Para tanto, foram analisadas 7 estacas, fabricadas em concreto armado, e cravadas em perfis de solos típicos da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Para a avaliação proposta foram utilizados os resultados de provas de carga e de sondagens à percussão (SPT). As previsões, estimadas por métodos semiempíricos, foram comparadas aos valores obtidos experimentalmente pelas provas de carga. As previsões, de capacidade de carga e de recalque, foram efetuadas sem a correção da eficiência das sondagens e, também, para a eficiência de 70%. A consideração da correção da eficiência das sondagens à percussão (SPT), tanto em cálculos de capacidade de carga quanto de recalque, promoveu previsões mais concordantes para a quase totalidade das situações analisadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yan Carlos Chiu Rodriguez, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil

Graduação em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Politécnico Jose Antonio Echeverria (2008) e mestrado em Geotecnia pela Universidade Federal do Ceará (2015).

Alfran Sampaio Moura, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1994), licenciatura plena em disciplinas específicas (Física) pela Universidade Estadual do Ceará (2000), especialização em Engenharia Rodoviária pela UFC (1999) e Mestrado (1997) e Doutorado (2007), em Engenharia Civil – Geotecnia, pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente é professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), lecionado nos cursos de graduação em Engenharia Civil e Engenharia Ambiental e no Mestrado em Geotecnia da mesma universidade. Atualmente tem atuado, principalmente, nos seguintes temas: fundações, investigação geotécnica, mecânica dos solos e Geotecnia ambiental.

Danton França da Silva, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil

Assistente de Engenharia na TPF Engenharia e Mestrando em Geotecnia no Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental (DEHA) na Universidade Federal do Ceará. Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará, trabalhei como estagiário na área de orçamentos e instalações prediais na empresa Croquis Projetos e Consruções LTDA, como Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC-UFC) na área de geotecnia e como bolsista pelo Programa de Iniciação Cientifica e Mestrado (Matemática) - PICME, sendo medalhistas de prata e ouro nas Olimpíadas Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2013 e 2014, respectivamente.

Lucas Pereira Cavalcante, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR (2019). Atuou como aluno/pesquisador do Programa de Aluno Voluntário de Iniciação Científica - PAVIC/FEQ/UNIFOR (2014-2016), em âmbito de aplicação de polímeros à argamassa. Foi monitor voluntário, atuando nas disciplinas de Cálculo Numérico (2016) e Mecânica dos Solos (2017). Participou em Grupo de Estudo Tecnológico (GET) Geotecnia: Fundações e Obras de Terra (2016-2018). Atuou como estagiário na Superintendência de Obras Hidráulicas do Ceará - SOHIDRA (2017-2018), no setor de águas superficiais. Atuou como Gerente de Estudos e Projetos da Superintendência de Obras Hidráulicas (SOHIDRA) por 3 anos, nas quais acompanhou e fiscalizou obras hídricas (canais e barragens) por 2 anos, e exerceu função de Engenheiro Residente de obras hídricas por 1 ano, com acompanhamento de obras e medições. Tem certa experiência, devido a projetos pessoais, na área de docência e de apresentação.

Downloads

Publicado

2023-11-30

Como Citar

Rodriguez, Y. C. C., Moura, A. S., Silva, D. F. da, & Cavalcante, L. P. (2023). Avaliação do efeito da eficiência das sondagens à percussão na previsão de capacidade de carga e recalque de estacas pré-moldadas. Revista Tecnologia, 44, 20. https://doi.org/10.5020/23180730.2023.13546

Edição

Seção

Artigos