Minimização do desgaste nas curvas com rampas retas em ferrovias.
Palavras-chave:
Transição, sobrelevação, rampas retas, método de FibonacciResumo
O Traçado de uma ferrovia, em planta, é constituído por retas concordadas por uma curva circular e trechos de transição consistentes em curvas de curvatura variável. Estas transições têm por finalidade evitar o choque que sem elas se produziria entre as rebordas das rodas e as faces internas do boleto dos trilhos, na passagem do trem, das tangentes à parte circular. Quando um móvel qualquer percorre um caminho curvo, sofre uma aceleração centrífuga que depende da velocidade do móvel. Esta aceleração pode ser compensada com uma inclinação lateral do caminho, que no caso das ferrovias, é obtida através da sobrelevação do trilho externo. Dado que na prática, diversos tipos de trens utilizam uma mesma via, acaba-se produzindo um desgaste nos trilhos devido a que a sobrelevação necessária para alguns tipos é excessiva para outros. O objetivo deste trabalho é mostrar como esse desgaste pode ser minimizado no caso de curvas com rampas retas, utilizandose técnicas de Pesquisa Operacional. O problema é equacionado a partir de leis físicas e o desgaste é minimizado aplicando-se o método de Fibonacci, programado para um microcomputador.Downloads
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Como Citar
Klein, M. P., & Sinay, L. (2009). Minimização do desgaste nas curvas com rampas retas em ferrovias. Revista Tecnologia, 25(2). Recuperado de https://ojs.unifor.br/tec/article/view/117
Edição
Seção
Artigos