Análise das condições de instabilidade atmosférica associadas à ocorrência de um sistema convectivo de mesoescala sobre a região metropolitana de Fortaleza – Ceará.

Autores

  • Emerson Mariano da Silva
  • Vera Lúcia C. Silva
  • Francisco Walber F. da Silva

Palavras-chave:

sistema convectivo de mesoescala, instabilidade atmosférica, precipitação pluviométrica.

Resumo

Nesse trabalho investigaram-se as condições de instabilidade atmosférica associadas à ocorrência de um Sistema Convectivo de Mesoescala (SCM) na região metropolitana de Fortaleza — CE, no dia 06/04/2002. O estudo é baseado em índices (K, TT e LI), que quantificam o grau de instabilidade na atmosfera, e na Energia Potencial Disponível para Convecção — CAPE (Convective Available Potential Energy). São usados dados de radiossondagens e imagens de um radar meteorológico coletados durante o Experimento de Microfísica de Nuvens (EMfiN!), realizado na cidade de Fortaleza - CE, no período de 02 a 12 de abril de 2002. Resultados preliminares mostram que o SCM do dia 06/04/2002 produziu uma grande quantidade de precipitação na região metropolitana de Fortaleza, equivalente a da média histórica do município no mês de abril. Em adição, apresentaram-se diagramas meteorológicos (Skew T, Log P) que possibilitam identificar a presença e as condições de instabilidade associadas a esses tipos de sistemas meteorológicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

da Silva, E. M., Silva, V. L. C., & da Silva, F. W. F. (2009). Análise das condições de instabilidade atmosférica associadas à ocorrência de um sistema convectivo de mesoescala sobre a região metropolitana de Fortaleza – Ceará. Revista Tecnologia, 26(1). Recuperado de https://ojs.unifor.br/tec/article/view/112

Edição

Seção

Artigos