Coronavírus, acontecimento, silêncio: Escuta psicanalítica na clínica-escola em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v24i3.e14664Palavras-chave:
Psicanálise, pandemia, clínica-escola, supervisãoResumo
Este artigo discute o impacto da pandemia de Covid-19 na vida das pessoas durante o início da pandemia, considerando as constatações de uma pesquisa em psicanálise perante o caráter imprevisível e traumático que esse episódio carrega. De forma específica, mobilizaram nossas análises as supervisões com base psicanalítica realizadas com acadêmicos-estagiários em uma clínica-escola de Psicologia, principalmente no decorrer dos anos 2020 e 2021. Sobressaiu nessas supervisões o silenciamento sobre os efeitos da pandemia nos atendimentos e relatos dos alunos-estagiários, considerando a materialidade desse episódio na vida das pessoas e, mesmo, os protocolos implementados. As análises são compostas por referências próprias ou próximas da psicanálise, como Sándor Ferenczi e Jacques Derrida, para falar das marcas e dos silêncios constatados nos trabalhos com acadêmicos-estagiários, além de escrever novas narrativas sobre o fator potencialmente traumático da pandemia e seus impactos nas formações e supervisões em psicologia e psicanálise.
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