O que nos Ensinam os Autistas sobre sua Posição na Linguagem

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DOI :

https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v22i3.e12781

Mots-clés :

Autismo, Linguagem, Psicanálise

Résumé

Neste artigo, interrogamos o modo particular de uso da linguagem utilizado pelo sujeito autista. Apoiados em leituras de autobiografias de autistas adolescentes e adultos e em fragmentos da escuta de um caso clínico, utilizamos como método de pesquisa a psicanálise aplicada associada à revisão bibliográfica e à construção do caso clínico a partir da recordação de fragmentos da escuta do caso. Fizemos um percurso bibliográfico pelos principais autores que tratam das questões referentes à linguagem no autismo e um percurso por alguns relatos autobiográficos de sujeitos autistas e seu fazer com a enunciação. Concluímos, a partir do caso Luca, que o uso de duas línguas para se expressar, a linguagem técnica sustentada por sua ilha de competência e o uso de neologismos apontam para a dimensão estrutural do autismo. Ou seja, esse sujeito, ao não assentir à incorporação da voz do Outro, para depois recusá-la, demonstra sua dificuldade em estabelecer uma posição de sujeito da enunciação. No entanto, de modo particular, Luca mostra seu modo único de estruturar um saber diante de alíngua para se fazer enunciador.

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Bibliographies de l'auteur-e

Radamés Nicolodelli Silva, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas)

Psicólogo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Especialista em “Psicanálise: Clínica com crianças e adolescentes” pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas).

Maria Gláucia Pires Calzavara, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Professora Associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e do Programa de Pós-graduação em Psicologia (PPGPSI); Doutora pela Universidade Federal de Minas Gerais na Faculdade de Educação (UFMG/FAE).

Roberto Pires Calazans, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Psicanalista. Professor Titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Doutor em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor do PPGPSI/UFSJ.

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Publié-e

2022-12-26

Comment citer

Silva, R. N., Calzavara, M. G. P., & Calazans, R. P. (2022). O que nos Ensinam os Autistas sobre sua Posição na Linguagem. Revista Subjetividades, 22(3), e12781. https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v22i3.e12781

Numéro

Rubrique

Estudos Teóricos

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