Coronavírus, acontecimento, silêncio: Escuta psicanalítica na clínica-escola em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v24i3.e14664

Palavras-chave:

Psicanálise, pandemia, clínica-escola, supervisão

Resumo

Este artigo discute o impacto da pandemia de Covid-19 na vida das pessoas durante o início da pandemia, considerando as constatações de uma pesquisa em psicanálise perante o caráter imprevisível e traumático que esse episódio carrega. De forma específica, mobilizaram nossas análises as supervisões com base psicanalítica realizadas com acadêmicos-estagiários em uma clínica-escola de Psicologia, principalmente no decorrer dos anos 2020 e 2021. Sobressaiu nessas supervisões o silenciamento sobre os efeitos da pandemia nos atendimentos e relatos dos alunos-estagiários, considerando a materialidade desse episódio na vida das pessoas e, mesmo, os protocolos implementados. As análises são compostas por referências próprias ou próximas da psicanálise, como Sándor Ferenczi e Jacques Derrida, para falar das marcas e dos silêncios constatados nos trabalhos com acadêmicos-estagiários, além de escrever novas narrativas sobre o fator potencialmente traumático da pandemia e seus impactos nas formações e supervisões em psicologia e psicanálise.

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Biografia do Autor

Gustavo Angeli, Centro Universitário de Brusque, Brusque, Santa Catarina, Brasil

Psicólogo, Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestre em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá. Docente do curso de Psicologia no Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE

Mériti de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Psicóloga, professora e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SC, Brasil. Doutora em Psicologia Clinica na PUCSP. Pós-doutorado na Unesp - Universidade Estadual Paulista; Pós-doutorado no Centro de Estudos Sociais – CES - Universidade de Coimbra.

Pedro Valentim Eccher, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Psicólogo formado pelo Centro Universitário de Brusque, Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, na área de Psicologia Social e Cultura e na linha de Processos de Subjetivação, Gênero e Diversidades. 

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Publicado

29.11.2024

Como Citar

Angeli, G., Souza, M. de, & Eccher, P. V. (2024). Coronavírus, acontecimento, silêncio: Escuta psicanalítica na clínica-escola em tempos de pandemia. Revista Subjetividades, 24(3), 1–11. https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v24i3.e14664

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa