Práticas de mediação frente às violências em escolas públicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v24i3.e14155

Palavras-chave:

violência, violência escolar, mediação

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar as práticas de mediação implementadas por escolas públicas frente às situações de violência. Foi escrito com base em uma pesquisa-intervenção realizada em seis escolas públicas estaduais de Chapecó/SC, por meio de entrevistas com diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos, pesquisa documental e observações registradas em diário de campo. As análises das informações fundamentaram-se na concepção genealógica foucaultiana. Os resultados indicam uma diversidade de ações que buscam minimizar as situações de violência, ainda fundamentadas em uma ótica individualista e essencialista. No entanto, há a emergência de algumas práticas inventivas e colaborativas que tornam a escola lugar de encontros e de construção de outras possibilidades fundadas em relações de diálogo e respeito às diferenças.

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Biografia do Autor

Celso Francisco Tondin, Universidade Federal de São João del-Rei, São João del-Rei, Minas Gerais, Brasil

Graduado em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professor do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei.

Irme Salete Bonamigo, Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Chapecó, Santa Catarina, Brasil

Pós-doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com estágio na Vrije Universiteit Brussel (VUB) como professora visitante (2016 -2017), doutorado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com período sanduíche na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (FR) (2007), mestrado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Caroline Chiodelli, Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Chapecó, Santa Catarina, Brasil

Bacharel em Psicologia pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó).

Géssica Letícia Oltramari, Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Chapecó, Santa Catarina, Brasil

Bacharel em Psicologia pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó).

Angelica Caroline Franz, Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Chapecó, Santa Catarina, Brasil

Bacharel em Psicologia pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó).

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Publicado

29.11.2024

Como Citar

Tondin, C. F., Bonamigo, I. S., Chiodelli, C., Oltramari, G. L., & Franz, A. C. (2024). Práticas de mediação frente às violências em escolas públicas. Revista Subjetividades, 24(3), 1–14. https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v24i3.e14155

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa

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