Percepção dos pais da utilização do Programa ACT na pandemia da Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v24i3.e14098

Palavras-chave:

violência, intervenção, treinamento de habilidade parentais, prevenção

Resumo

Os programas de aperfeiçoamento das habilidades parentais vêm sendo utilizados como estratégia para prevenção da violência contra a criança, auxiliando pais a adquirirem conhecimento e formas de educação, por meio da parentalidade positiva. O Programa ACT foi desenvolvido pela Associação Americana de Psicologia, para pais e cuidadores de crianças de 0 a 8 anos, e busca fortalecer famílias a melhorarem suas habilidades parentais. O presente estudo qualitativo objetivou compreender a percepção dos pais participantes do Programa ACT, realizado em 2019, quanto à utilização das aprendizagens do programa durante a pandemia da Covid-19. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas on-line, com 15 pais que participaram do Programa ACT no ano de 2021. Os dados foram analisados de maneira qualitativa e os resultados indicaram que os pais utilizaram as estratégias de regulação emocional, disciplina positiva e monitoramento do uso das mídias eletrônicas. As aprendizagens sobre a qualidade, conteúdo e tempo das crianças com as mídias eletrônicas foram citadas como cruciais em um momento em que o tempo frente às telas aumentou em decorrência da pandemia. A partir dos relatos dos participantes, considera-se que o Programa ACT auxiliou no manejo das situações enfrentadas na pandemia, uma vez que as estratégias utilizadas pelos pais estavam alinhadas aos objetivos do Programa ACT. Os resultados ainda conferem ao Programa ACT validade externa, uma vez que a aprendizagem se manteve após dois anos da intervenção e em ambiente natural. Dessa maneira, torna-se necessário oferecer programas de prevenção à violência aos pais e cuidadores.

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Biografia do Autor

Fabiana Halberstadt Garcia , Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Psicóloga, formada pela Universidade Federal de Santa Maria (2022), pós-graduanda em Neurociência do Comportamento pela faculdade FaCiencia. Atua como psicóloga clínica, 100% online, através da Terapia Cognitivo Comportamental.

Suane Pastoriza Faraj, Palotti – Colégio Antônio Alvez Ramos, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Graduada em Psicologia pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA - Campus Santa Maria (2007). Doutorado em Psicologia pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria (2021). Mestrado em Psicologia pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria (2014). Pós- Graduação lato sensu, na modalidade a distância, em Especialização em MBA em Gestão de Recursos Humanos junto a FATEC Internacional (2008). Pós-Graduação em Criança e Adolescente em Situação de Risco junto ao Centro Universitário Franciscano - UNIFRA (2011). Tem formação em Psicologia Escolar. Atua em Instituição Escolar e no Centro de Reabilitação Física e Intelectual.

Aline Cardoso Siqueira , Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Psicóloga, graduada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestre em Psicologia com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS e Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS, com estágio sanduíche na University of Connecticut. É membro da equipe de pesquisadores do Laboratório de Análise e Prevenção da Violência (Laprev/UFSCar), realizando pesquisas relacionadas à maternidade, adoção, institucionalização de crianças e práticas educativas parentais. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Psicologia Social e Comunitária, atuando principalmente nos seguintes temas: institucionalização, adolescência, parentalidade e maternidade. Atualmente, atua como docente do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria/RS e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia/UFSM.

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Publicado

29.11.2024

Como Citar

Garcia , F. H., Faraj, S. P., & Siqueira , A. C. (2024). Percepção dos pais da utilização do Programa ACT na pandemia da Covid-19. Revista Subjetividades, 24(3), 1–13. https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v24i3.e14098

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