Os fundamentos teórico-práticos da psicologia clínica histórico-cultural de L. S. Vigotski

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v25i2.e13122

Palavras-chave:

Psicologia clínica histórico-cultural, relato de experiência, L. S. Vygotsky

Resumo

A Psicologia Histórico-Cultural, desenvolvida por L. S. Vigotski é uma teoria complexa que responde às necessidades clínicas contemporâneas, uma vez que pensa as relações sociais e a formação da personalidade como processualidade histórica. Este estudo é eminentemente qualitativo e é do tipo relato de experiência, no qual se objetivou ilustrar os fundamentos teórico-práticos da Psicologia Clínica Histórico-Cultural, a partir do caso de um paciente do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA), de uma universidade pública do estado do Ceará, durante um processo de psicoterapia de base histórico-cultural. Todos os procedimentos éticos foram seguidos e, tendo em vista seu caráter qualitativo, foi possível um maior detalhamento do objeto de estudo, dos procedimentos empregados e dos resultados percebidos. A partir do caso estudado e das intervenções realizadas pelo psicólogo, foram percebidas mudanças na dinâmica da personalidade do paciente, bem como em seu modo de vida, como resultado da mediação psicoterápica histórico-cultural. Assim, o presente artigo se insere entre os poucos estudos clínicos na Psicologia Histórico-Cultural, agregando valor à área e estimulando mais produções que relacionem teoria e prática nos estudos vigotskiano-marxistas.

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Biografia do Autor

José da Silva Oliveira Neto, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil

Graduado em Psicologia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Psicologia Clínica Histórico-Cultural pela Faculdade de Quixeramobim (UNIQ). Especialista em Sexualidade Humana pelo Child Behavior Instituute (CBI) of Miami. Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutorando em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará. 

Ana Ignêz Belém Lima Nunes, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1995) e doutorado em Ciencias de la Educación - Universidad de Santiago de Compostela/Espanha (2004) e Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do RioGrande do Norte (UFRN). Atualmente, é professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará das áreas de Psicologia da Educação e Psicologia Clínica,nas quais também é supervisora, lecionando também no Programa de Pós Graduação em Educação da UECE.

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Publicado

29.08.2025

Como Citar

Oliveira Neto, J. da S., & Nunes, A. I. B. L. (2025). Os fundamentos teórico-práticos da psicologia clínica histórico-cultural de L. S. Vigotski. Revista Subjetividades, 25(2), 1–13. https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v25i2.e13122

Edição

Seção

Relatos de Experiências