Práticas Avaliativas e Interventivas na Destituição do Poder Familiar: Revisão Integrativa da Literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v23i1.e12855

Palavras-chave:

destituição do poder familiar, intervenção , práticas avaliativas , revisão integrativa

Resumo

Existem casos em que a permanência da criança ou adolescente em sua família de origem viola seus direitos, expondo-os a riscos físicos e psíquicos. Nesses contextos podem ser aplicadas medidas de proteção como o afastamento da família e, em último caso, a destituição do poder familiar. O objetivo deste artigo foi realizar uma revisão integrativa da literatura sobre estudos que descrevem e analisam práticas avaliativas e interventivas em casos de destituição do poder familiar. O levantamento de artigos foi realizado em seis bases de dados: Scielo, Lilacs, Pepsic, PsycINFO, Web of Science e Scopus. Foram incluídos para análise nove estudos de acordo com os critérios de elegibilidade. Constatou-se que os estudos foram desenvolvidos principalmente no Brasil e nos Estados Unidos (EUA). Os cinco estudos nacionais analisados, predominantemente qualitativos, destacam práticas interventivas genéricas, associadas a relatos de experiências profissionais. Os demais estudos, de natureza quantitativa, apresentam maior variedade de práticas avaliativas e interventivas, mas que não são extensíveis à rede de bem-estar infantil. Verificou-se que a escassez de estudos sobre a temática denota um campo aberto para investigações e, em uma concepção crítica, potencial tendência a naturalizar a suspensão dos direitos parentais, principalmente em casos que envolvem famílias pobres.

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Biografia do Autor

Halanderson Raymisson da Silva Pereira, Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Porto Velho, Rondônia, Brasil

Doutor em Psicologia pela Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professor do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Rondônia (PPGPSI – UNIR), Vice-líder do Centro de Estudo e Pesquisa da Subjetividade na Amazônia (CEPSAM – UNIR).

Adriane Xavier Arteche , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Doutora e Mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Programa de Pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPGPSI - PUCRS).

Adolfo Pizzinato, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Doutor em Psicologia pela Universidade Autônoma de Barcelona (UAB/Espanha). Professor dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia e de Política Social e Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

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Publicado

22.12.2023

Como Citar

Pereira, H. R. da S., Arteche , A. X., & Pizzinato, A. (2023). Práticas Avaliativas e Interventivas na Destituição do Poder Familiar: Revisão Integrativa da Literatura . Revista Subjetividades, 23(1), e12855. https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v23i1.e12855

Edição

Seção

Estudos Teóricos