Programa mais educação: análise das produções acadêmicas

Autores

  • Cláudia da Mota Darós Parente
  • Raquel Nakamura Almeida Prado

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2016.31.2.563-583

Palavras-chave:

Educação Integral. Estado da Arte. Programas Educacionais.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar o estado da arte das produções acadêmicas sobre o Programa Mais Educação, ação do Ministério da Educação destinada à ampliação da jornada escolar. A pesquisa foi realizada por meio de buscas no Banco de Teses da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), considerando-se as informações disponíveis relativas aos anos de 2011 e 2012. O levantamento indicou a existência de 19 teses e dissertações produzidas sobre o Programa Mais Educação no período especificado, concentrando-se em oito temáticas: concepções e práticas educativas do programa; impactos do programa no rendimento escolar dos alunos; representações sociais sobre o programa; práticas de leitura e escrita nas oficinas do programa; o programa e as novas demandas para a gestão escolar; perfil docente e formação de professores que atuam no programa; a contribuição do programa na disseminação da cultura digital; a contribuição do programa para a erradicação do trabalho infantil. O presente artigo traz colaborações para a sistematização dos estudos sobre o Programa Mais Educação e para a formulação e implementação de políticas de educação integral em tempo integral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia da Mota Darós Parente

Professora Assistente da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus Marília, Departamento de Administração e Supervisão Escolar (DASE); Pedagoga pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Raquel Nakamura Almeida Prado

Pedagoga pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Médica Veterinária pela FAEF.

Downloads

Publicado

2016-12-16

Como Citar

Parente, C. da M. D., & Prado, R. N. A. (2016). Programa mais educação: análise das produções acadêmicas. Revista De Humanidades (Descontinuada), 31(2), 563–583. https://doi.org/10.5020/23180714.2016.31.2.563-583

Edição

Seção

Artigos