Psicologia Social: alguns princípios fundantes de uma trajetória acadêmico-política

Autores

  • Ângela de Alencar Araripe Pinheiro

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2005.20.1.%25p

Resumo

O texto procura deixar claro, de início, o lugar de onde fala a autora e de que concepção de Psicologia Social está falando. Em seguida, o artigo se propõe a apresentar, para discussão, alguns princípios fundantes da trajetória da autora, em sua vivência acadêmica e ação política, no âmbito da Psicologia Social. Traz, ainda, elementos para uma diferenciação entre Psicologia Social Psicológica e Psicologia Social Sociológica. Ao final, busca explicitar os limites e possibilidades da concretização da concepção de Psicologia Social adotada, articulando-a com significações de utopia e de ética. Palavras-chave: Psicologia Social. Psicologia Social Psicológica. Psicologia Social Sociológica. Psicologia Sócio-Histórica. Utopia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ângela de Alencar Araripe Pinheiro

Doutora em Sociologia (UFC), Mestra em Psicologia (UnB). Professora do Departamento de Psicologia e integrante do Núcleo Cearense de Estudos e Pesquisas sobre a Criança (NUCEPEC) da Universidade Federal do Ceará. Mailto: BOBBIO, N. et alii. Dicionário de política.

Como Citar

Araripe Pinheiro, Ângela de A. (2010). Psicologia Social: alguns princípios fundantes de uma trajetória acadêmico-política. Revista De Humanidades (Descontinuada), 20(1). https://doi.org/10.5020/23180714.2005.20.1.%p

Edição

Seção

Artigos