Análise Crítica da Disciplina Enfermagem em Saúde Pública I
DOI:
https://doi.org/10.5020/23180714.2002.17.2.%25pResumen
Este trabalho fez parte das atividades da disciplina Estudo Crítico dos Programas de Enfermagem do Curso de Mestrado em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará, no qual tivemos como objetivo avaliar a disciplina Enfermagem em Saúde Pública I do Curso de Enfermagem de uma universidade privada. Os pressupostos teóricos foram baseados na avaliação emancipatória de Saul (1994),na qual encontra-se uma vertente político-pedagógica. Para a obtenção dos dados foram aplicados questionários destinados aos alunos, ex-alunos, professora da disciplina e enfermeiros do serviço, ondes este alunos desenvolvem suas práticas acadêmicas.Os resultados mostraram que a interação professor-aluno dá-se numa linha horizontal e quanto à percepção dos alunos e ex-alunos, do papel do enfermeiro na assistência junto à comunidade, foi valorizada esta assistência num enfoque preventivo. Outro ponto de relevância a ser considerado diz respeito à adequação da teoria à prática,divergindo dos enfermeiros que afirmaram existir uma dicotomia da teoria com à prática, resultando na falta de preparo dos alunos em relação às suas ações. Palavras-chave: Análise Crítica; Disciplina; Enfermagem.Descargas
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Publicado
2010-02-03
Cómo citar
de Sousa Araújo Santos, Z. M., de Sousa Ribeiro, A. M., & Henrique Costa, L. (2010). Análise Crítica da Disciplina Enfermagem em Saúde Pública I. Revista De Humanidades, 17(2). https://doi.org/10.5020/23180714.2002.17.2.%p
Número
Sección
Artigos