Análise Crítica da Disciplina Enfermagem em Saúde Pública I

Autores/as

  • Zélia Maria de Sousa Araújo Santos
  • Ana Maria de Sousa Ribeiro
  • Lucineide Henrique Costa

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2002.17.2.%25p

Resumen

Este trabalho fez parte das atividades da disciplina Estudo Crítico dos Programas de Enfermagem do Curso de Mestrado em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará, no qual tivemos como objetivo avaliar a disciplina Enfermagem em Saúde Pública I do Curso de Enfermagem de uma universidade privada. Os pressupostos teóricos foram baseados na avaliação emancipatória de Saul (1994),na qual encontra-se uma vertente político-pedagógica. Para a obtenção dos dados foram aplicados questionários destinados aos alunos, ex-alunos, professora da disciplina e enfermeiros do serviço, ondes este alunos desenvolvem suas práticas acadêmicas.Os resultados mostraram que a interação professor-aluno dá-se numa linha horizontal e quanto à percepção dos alunos e ex-alunos, do papel do enfermeiro na assistência junto à comunidade, foi valorizada esta assistência num enfoque preventivo. Outro ponto de relevância a ser considerado diz respeito à adequação da teoria à prática,divergindo dos enfermeiros que afirmaram existir uma dicotomia da teoria com à prática, resultando na falta de preparo dos alunos em relação às suas ações. Palavras-chave: Análise Crítica; Disciplina; Enfermagem.

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Biografía del autor/a

Zélia Maria de Sousa Araújo Santos

Professora do Curso de Enfermagem e do Mestrado em Educação em Saúde. Doutora em Enfermagem.

Ana Maria de Sousa Ribeiro

Enfermeira do Hospital César Cals. Mestra em Enfermagem.

Lucineide Henrique Costa

Professora do Curso de Enfermagem da UNIFOR. Mestra em Enfermagem

Publicado

2010-02-03

Cómo citar

de Sousa Araújo Santos, Z. M., de Sousa Ribeiro, A. M., & Henrique Costa, L. (2010). Análise Crítica da Disciplina Enfermagem em Saúde Pública I. Revista De Humanidades (Descontinuada), 17(2). https://doi.org/10.5020/23180714.2002.17.2.%p

Número

Sección

Artigos