Signo, Objeto e Mito no “O Retrato de Dorian Gray” de Oscar Wilde

Autores/as

  • Eduardo Jorge de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2002.17.2.%25p

Resumen

A arte produz signos e significados. Nesse ínterim, a literatura os perpetua, principalmente nas obras consideradas primas. O Retrato de Dorian Gray, obra de Oscar Wilde, envolve a mitologia quando, no subtexto, Oscar Wilde subverte o mito de Narciso com o personagem Dorian Gray e o que seria uma crise de representação que o homem sente ao buscar a beleza e a jovialidade. Portanto, como metodologia foi utilizado o estudo de análise bibliográfica, onde foi feita uma primeira leitura para obter uma visão geral e na segunda leitura foram utilizados os textos do mito de Narciso, de Carl Gustav Jung e Lúcia Santaella. Palavras-chave: Literatura; Oscar Wilde; Inconsciente; Semiótica; Mitologia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eduardo Jorge de Oliveira

Graduado em Jornalismo pela UNIFOR. Mestrando em Estudos Literários (Teoria da Literatura) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e bolsista da Capes.

Publicado

2010-02-03

Cómo citar

de Oliveira, E. J. (2010). Signo, Objeto e Mito no “O Retrato de Dorian Gray” de Oscar Wilde. Revista De Humanidades (Descontinuada), 17(2). https://doi.org/10.5020/23180714.2002.17.2.%p

Número

Sección

Artigos