Tendências e sustentabilidade: um aprendizado para os organizadores em turismo

Autores/as

  • Samira Lodi Mello Universidade Estadual do Ceará - UECE

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2005.597

Resumen

O turismo é tido como atividade sistêmica, devido à complexidade de atividades interligadas que se configuram através de suas relações interativas. O Programa Fortaleza, Capital da Melhor Idade - PFCMI 2é uma exemplaridade de que a Gestão Compartilhada é uma estratégia que fortalece a consolidação e sustentabilidade de um destino. Seus objetivos são fomentar a prática de Gestão Compartilhada na elaboração de produtos turísticos, incentivar o reconhecimento de trabalhos compartilhados pelos governos federal, estaduais e municipais e contribuir metodologicamente para a sustentabilidade de núcleos receptores, a partir da experiência com o Programa. Para a efetivação destes objetivos, foi desenvolvida uma pesquisa que relata e analisa a própria experiência como líder de grupo em Gestão Compartilhada. Em seguida, a pesquisa foi relatada a partir de algumas categorias em negócios turísticos, especificamente na administração, na sociedade organizada e no planejamento participativo. O principal resultado dessa experiência são as ações que foram alavancadas no PFCMI, tais como: palestras e eventos de sensibilização, abertura de novos Clubes da Melhor Idade no interior do Estado, ações culturais direcionadas ao idoso, apoio à criação da Delegacia do Idoso, entre outras. É difícil quantificar resultados acerca de uma mudança cultural da sociedade. Existem, entretanto, algumas indicações de que este processo está ocorrendo, como: comprometimento cada vez maior do governo estadual na elaboração do Conselho Estadual do Idoso. Palavras-chave: Sustentabilidade. Gestão Compartilhada. Produtos Turísticos. Programa Fortaleza. Capital da Melhor Idade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Samira Lodi Mello, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Mestre em Gestão de Negócios Turísticos da Universidade Estadual do Ceará-UECE. Pós-graduada em Marketing, Professora do Curso de Turismo e Administração da Faculdade Evolutivo.

Publicado

2010-02-01

Cómo citar

Mello, S. L. (2010). Tendências e sustentabilidade: um aprendizado para os organizadores em turismo. Revista De Humanidades (Descontinuada) , 20(2), 155–159. https://doi.org/10.5020/23180714.2005.597

Número

Sección

Artigos