A representação do erotismo no filme The Bubble

Autores/as

  • José Carlos Felix
  • Marcela Ferreira Lopes

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2015.30.2.419-432

Palabras clave:

Erotismo, Linguagem Cinematográfica, Imagem.

Resumen

A relação entre forma e conteúdo é o ponto de partida para a análise do filme The bubble (2006), de Eytan Fox, a partir da seleção de cenas que encenam experiências eróticas. Inicialmente, o artigo busca compreender a organização da linguagem cinematográfica e a questão do erotismo na construção da estrutura da narrativa como um conjunto de elementos indissociáveis e interdependentes. Nessa perspectiva, o erotismo será visto simultaneamente como conteúdo, por ser um dos assuntos abordados tanto na própria diegese quanto como matéria formal empregada na composição do filme, posto que é a partir da captura de imagens eróticas que a película se constitui. A discussão é embasada em referenciais teóricos que examinam os aspectos relacionados ao erotismo (Bataille; Castello Branco), como sua importância na constituição das relações interpessoais e as repressões/transgressões sociais existentes; além de autores que abordam tanto a arte, em sentido amplo, quanto o cinema em sentido restrito (Freitas; Bahiana).

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Biografía del autor/a

José Carlos Felix

Doutor em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP. Pesquisador pelo grupo Pós-Teoria, UNEB/PÓS-CRÍTICA.

Marcela Ferreira Lopes

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural / UNEB.

Publicado

2016-05-12

Cómo citar

Felix, J. C., & Ferreira Lopes, M. (2016). A representação do erotismo no filme The Bubble. Revista De Humanidades (Descontinuada), 30(2), 419–432. https://doi.org/10.5020/23180714.2015.30.2.419-432

Número

Sección

Artigos