Indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão: do legal ao real

Autores/as

  • Bianca Tams Diehl
  • Elisa Lübeck Terra

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2014.29.1.133-153

Palabras clave:

Ensino. Pesquisa. Extensão. Indissociabilidade.

Resumen

O presente artigo problematiza questões relativas ao espaço significativo existente entre a previsão legal, o que seria o ideal, e o real no que tange à indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão no Ensino Superior. A tríade mencionada é fundamental para que aconteça a educação de excelência e o processo de formação acadêmica na sua completude. Contudo, para que isso se concretize, o recomendável é que as Instituições de Educação Superior - IES mantenham um corpo docente com titulação em programas de pós-graduação Stricto Sensu e regime de trabalho parcial e integral. No entanto, o processo no modelo como é almejado e previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e na Constituição Federal de 1988, especialmente, não se materializa integralmente no contexto vivenciado pelas IES do país. Com efeito, o intuito da pesquisa é apresentar uma breve análise de dados referentes a algumas dessas Instituições, pertencentes ao Estado do Rio Grande do Sul, que possibilitam construir um panorama da situação em que se encontra o nível de ensino focalizado. A investigação, portanto, tem caráter teórico, com método de triangulação de dados em que a quantificação das informações geradas apenas possibilita descrever o cenário enquanto a base precípua é a reflexão qualitativo-interpretativa. Assim, o estudo constitui-se explicativo, por almejar a compreensão e interpretação do fenômeno em curso. Para tanto o método de abordagem é dedutivo em que os pressupostos doutrinários são cotejados aos dados disponíveis no portal do E-MEC, sistema do Ministério da Educação que permite o acompanhamento das Instituições de Esino Superior de forma transparente. A contribuição da pesquisa está em destacar a importância do comprometimento das IES e dos docentes no sentido de estabelecer um movimento harmônico e indissociável entre o ensino, a pesquisa e a extensão adotando estratégias necessárias para que isso aconteça, mesmo quando há déficit da titulação e do regime de trabalho conforme os parâmetros legais vigentes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Bianca Tams Diehl

Docente do Ensino Superior, Doutoranda em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ, Mestre em Direito pela Universidade Regional do Alto Uruguai e das Missões - URI, Pós-Graduada em Ciências Jurídicas pela Universidade Candido Mendes - UCAM, Supervisora Acadêmica e Coordenadora do Curso de Direito das Faculdades Integradas Machado de Assis – FEMA.

Elisa Lübeck Terra

Professora Assistente do Curso de Relações Públicas – Ênfase em Produção Cultural da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Doutoranda em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ e Mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

Publicado

2014-01-30

Cómo citar

Diehl, B. T., & Lübeck Terra, E. (2014). Indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão: do legal ao real. Revista De Humanidades (Descontinuada), 29(1), 133–153. https://doi.org/10.5020/23180714.2014.29.1.133-153

Número

Sección

Artigos