Jürgen Habermas e o pensamento pós-metafísico

Autores/as

  • Juliano Cordeiro da Costa Oliveira Universidade de Fortaleza, Unifor

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2009.420

Palabras clave:

Jürgen Habermas, Pós-Metafísico. Ação Comunicativa.

Resumen

Este artigo tem como objetivo principal investigar o pensamento pós-metafísico na filosofia de Jürgen Habermas. No primeiro momento, discutiremos o quadro histórico-filosófico da teoria da ação comunicativa, ou seja, enfatizaremos o contexto de aparecimento da teoria de Habermas. Em seguida, explicitaremos o conceito do agir comunicativo, uma vez que Habermas tem sempre como referência a teoria da ação comunicativa em suas reflexões. Por último, mostraremos como as discussões contemporâneas acerca da linguagem contribuíram para a reflexão sobre a razão e o pensamento pós-metafísico em Habermas. Para ele, o tema da razão ganha novo significado, a partir da reviravolta linguística ocorrida no século XX, havendo um novo modo de situar a razão. A descoberta da linguagem como medium intransponível de todo sentido, de toda reflexão teórica e prática, forçou um repensamento de todos os problemas filosóficos. O pensamento pós-metafísico pode ser considerado, nesse sentido, como de fundamental importância para a filosofia em geral. Palavras-chave: Jürgen Habermas, Pós-Metafísico. Ação Comunicativa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Juliano Cordeiro da Costa Oliveira, Universidade de Fortaleza, Unifor

Graduado em Comunicação Social pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Professor da Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Publicado

2009-01-14

Cómo citar

da Costa Oliveira, J. C. (2009). Jürgen Habermas e o pensamento pós-metafísico. Revista De Humanidades (Descontinuada) , 24(1), 60–73. https://doi.org/10.5020/23180714.2009.420

Número

Sección

Artigos