Literatura no ensino médio: o desafio de ler Clarice Lispector

Authors

  • Ana Elisa Prates

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2012.27.2.284-294

Keywords:

Leitura. Metodologia de Ensino. Ensino Médio. Literatura Brasileira e Romance Clarice Lispector.

Abstract

Esta produção é o resultado das discussões do Grupo de Estudos sobre Metodologia de Ensino da Literatura da Faculdade de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, no período de 2008 a 2009, tendo por tema o ensino da literatura no nível médio da escola básica. Centrada em correntes da Teoria da Literatura e, em especial, da Estética da Recepção é apresentado uma sequência didática sobre a obra “A hora da estrela” de Clarice Lispector, que pode ser adaptada a diferentes situações de ensino. Compreendendo que o aluno necessita aprender a ler literatura e precisa ser iniciado, assim, a estratégia pedagógica centra-se na leitura da obra acompanhada pelo professor, como também, apresenta caminhos para leitura e reflexão do romance em questão. Além disso, a proposta de aula envolve trabalhos com as demais disciplinas, sem perder a especificidade da área e mantendo a sintonia com o mundo contemporâneo. Desse modo, as sugestões propostas visam auxiliar o professor na tarefa de cativar o aluno para a leitura de Clarice Lispector.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2012-07-30

How to Cite

Prates, A. E. (2012). Literatura no ensino médio: o desafio de ler Clarice Lispector. Revista De Humanidades (Descontinuada), 27(2), 284–294. https://doi.org/10.5020/23180714.2012.27.2.284-294

Issue

Section

Artigos