Consequências da personalidade borderline na adesão ao tratamento de dores crônicas

Autores

  • Brisa Burgos Dias Macedo
  • Catarina Nívea Bezerra B. Menezes
  • Josenília Maria Alves Gomes
  • Cristiane Von Werne Baes
  • Mario Francisco Juruena

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2017.32.2.193-203

Palavras-chave:

Transtorno da personalidade borderline. Terapia Comportamental Dialética. Dor crônica. Adesão.

Resumo

O Transtorno da Personalidade Borderline (TPB) é tema recorrente em saúde mental devido aos prejuízos acarretados aos aspectos emocionais, interpessoais, cognitivos, comportamentais e de identidade do paciente. O objetivo deste artigo radica em debater sobre a interferência do TPB na adesão ao tratamento das dores crônicas e em como a Terapia Comportamental Dialética pôde ser aplicada neste caso. Para tanto, foi realizado um estudo de caso, decorrentes dos atendimentos de Karla, paciente com TPB e diagnóstico de fibromialgia. Notou-se que a situação de desregulação, bem como a baixa adesão ao tratamento, foi elemento importante para o baixo rendimento do tratamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Brisa Burgos Dias Macedo

Psicóloga, mestranda em Psicobiologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP), com ênfase em dor crônica e estresse precoce. Formada pela Universidade de Fortaleza e Pós graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental, pela Universidade Christus. Atualmente, membro do Programa de Assistência, Ensino e Pesquisa em Estresse, Trauma e Doenças Afetivas ( EsTraDA).

Catarina Nívea Bezerra B. Menezes

Psicóloga, Doutora em Psicobiologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (USP). Professora da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e da Universidade Christus (UNICHRISTUS)

Josenília Maria Alves Gomes

Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1993), mestrado em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1997) e doutorado na mesma área pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2001). Possui Título superior em anestesiologia pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia e título de especialista em terapia de dor pela Associação Médica Brasileira.Professora Adjunta do departamento de cirurgia da Universidade Federal do Ceará(UFC).

Cristiane Von Werne Baes

Possui graduação em Medicina (2006). Especialização em Psiquiatria (2010). Mestre (2012) e Doutora (2016) em Saúde Mental na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2012). Médica Assistente do Ambulatório de Clínica Psiquiátrica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP. Supervisora do serviço de residência em psiquiatria do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto no ambulatório de Transtornos de Humor. Preceptora da Residência Médica em Psiquiatria do HC da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Professora assistente do Centro de Estudos Cyro Martins. Desenvolve atividades de ensino e formação acadêmica, com ênfase em Saúde Mental, Psiquiatria e Neurociências.

Mario Francisco Juruena

Graduou-se médico na PUCRS. Fez residência em Medicina Geral e Comunitária; residência em Psiquiatria e Curso Interdisciplinar de Especialização em Saúde Mental da Escola de Saúde Publica do RS/Hospital Psiquiátrico São Pedro, Porto Alegre- RS. Mestrado no Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP/ EPM, 2o mestrado em Affective Neuroscience, na Universiteit Maastricht- Holanda, e doutorado (PhD em Psiquiatria) na Universidade de Londres e Pós-doutorado no Instituto de Psiquiatria do King?s College London. Especialista em Psiquiatria para Adultos no Reino Unido de acordo com a ?The Specialist Training Authority of the Medical Royal Colleges (STA) e General Medical Council (GMC-full registration). Membro revisor do CID-11/ Organização Mundial de Saúde (ICD-11/WHO) no Grupo de Transtornos do Humor e Ansiedade. Atualmente é Professor Doutor no Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento e na Pós Graduação em Saude Mental da FMRP da Universidade de São Paulo (USP), sendo Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e Honorary Senior Lecturer no Instituto de Psiquiatria do Kings College London.

Downloads

Publicado

2018-02-02

Como Citar

Macedo, B. B. D., Menezes, C. N. B. B., Gomes, J. M. A., Baes, C. V. W., & Juruena, M. F. (2018). Consequências da personalidade borderline na adesão ao tratamento de dores crônicas. Revista De Humanidades (Descontinuada), 32(2), 193–203. https://doi.org/10.5020/23180714.2017.32.2.193-203

Edição

Seção

Artigos