Artista invasor
DOI:
https://doi.org/10.5020/23180714.2007.22.1.%25pResumo
O presente artigo tem o objetivo de apontar perspectivas para o entendimento de como um falso artista japonês ganhou vida nos dois principais jornais de Fortaleza. Inicia-se com uma discussão acerca do papel do release nas rotinas jornalísticas atuais. Para desenvolver a análise, estuda-se o caso a partir da noção de ‘campo artístico’, de Bourdieu (2003), que inspirou o artista na sua iniciativa, e de ‘simulacro’, de Jean Baudrillard (1991). O recorte teórico-metodológico desta pesquisa se faz em torno do estudo da linguagem e da estrutura do release utilizado para a divulgação da exposição do “artista japonês”. A partir deste foco se procura perceber os códigos do jornalismo cultural e dos demais agentes que contribuem nos processos de legitimação dos sentidos da arte na contemporaneidade. Palavras-Chave: Jornalismo Cultural. Arte Contemporânea. Release. Significados da Arte. Rotinas jornalísticas.Downloads
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Como Citar
Mattos, G., & Martins, N. (2010). Artista invasor. Revista De Humanidades, 22(1). https://doi.org/10.5020/23180714.2007.22.1.%p
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Artigos