Vida e aprendizagem: sentido pedagógico e integrador do processo educativo

Autores

  • Célia Maria Onofre Silva

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2007.22.1.%25p

Resumo

O artigo discute a dinâmica dos processos da vida e aprendizagem. Simultaneamente, enfatiza a experiência cognitiva, afetiva, social e cultural do processo educativo. O texto discute o significado de uma pedagogia da integração e o sentido dela em sala de aula. A educação é uma ação educativa em que o indivíduo possa desenvolver capacidades indispensáveis a sua vida. Pela reflexão, ele interpela a razão da escola existir, seus objetivos, seu funcionamento, a desmotivação, a ausência de perspectiva, o significado da vida etc. A pesquisa é bibliográfica. Ela buscando os fundamentos teóricos em Rogiers e Ketele (2004); Morin (2000, 2001); Marpeau (2002); Strieder (2000); Splitter e Sharp (1999); Dewey (1978). Investigase a necessidade de dar sentido às aprendizagens na escola, resgatando o valor da experiência. A discussão questiona o modo como a escola prepara o aluno para uma sociedade que exige indivíduos uma maior especialização e, ao mesmo tempo, mais adaptabilidade e flexibilidade. Portanto, mais polivalência e experiência. Não se refere a uma abordagem utilitarista mas a uma abordagem que instrumentaliza o aluno com as ferramentas intelectuais, sociais, afetivas e culturais para que ele possa, com objetividade, perceber o sentido de um mundo em constante transformação. A noção de complexidade e a abordagem multireferencial são instrumentos de reflexão na discussão vida e aprendizagem. Palavras-chave: Aprendizagem. Sentido pedagógico. Educação.

Biografia do Autor

Célia Maria Onofre Silva

Célia Maria Onofre Silva – Doutora em Educação – UFC. Mestre em Educação em Saúde. Especialista em Tecnologia Educacional - UNIFOR. Pedagoga. Professora Titular da Universidade de Fortaleza e Membro da Assessoria Pedagógica do CCH/UNIFOR – Centro de Ciências Humanas da Universidade de Fortaleza.

Publicado

2010-02-09

Como Citar

Onofre Silva, C. M. (2010). Vida e aprendizagem: sentido pedagógico e integrador do processo educativo. Revista De Humanidades, 22(1). https://doi.org/10.5020/23180714.2007.22.1.%p

Edição

Seção

Artigos