Análise dos impactos ambientais na praia de Sabiaguaba, Ceará, Brasil

Autores

  • Roberta Feitosa de Lucena Cavalcante

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2007.22.1.%25p

Resumo

A planície costeira da Sabiaguaba, inserida como a primeira praia do litoral leste do Ceará, a partir de Fortaleza, está localizada na desembocadura do Rio Cocó, a 17 km do centro de Fortaleza, distrito de Messejana. É composta por unidades geoambientais como: complexo de dunas, rio, lagoas e manguezal. Esta pesquisa identificou os impactos ambientais dessa região, com a construção da ponte sob a foz do Rio Cocó e propôs práticas de manejo sustentável para a área. Após os estudos bibliográficos, fez-se a pesquisa documental e de campo, facilitada por outras visitas ao local no decorrer da pesquisa. Analisaram-se os resultados, quando ficou constatado que os problemas ambientais da localidade da Sabiaguaba podem ser minimizados pelas políticas públicas e pela iniciativa privada, embasadas em conceitos éticos. Desta forma, foi possível identificar os principais impactos ambientais ocorridos na região, como o desmatamento da vegetação original de mangue, dentre outros. Essas questões evidenciaram a necessidade de propostas relacionadas ao meio ambiente, assim como sugere-se a aplicação de programas de educação ambiental, de planejamento e de desenvolvimento de novos produtos ligados à sustentabilidade econômica e ambiental deste lugar. Palavras-chave: Meio ambiente. Impactos Ambientais. Gestão Integrada. Desenvolvimento Sustentável.

Biografia do Autor

Roberta Feitosa de Lucena Cavalcante

Graduada em Turismo, Especializada em Planejamento e Gestão Ambiental e Mestranda em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Publicado

2010-02-09

Como Citar

Cavalcante, R. F. de L. (2010). Análise dos impactos ambientais na praia de Sabiaguaba, Ceará, Brasil. Revista De Humanidades, 22(1). https://doi.org/10.5020/23180714.2007.22.1.%p

Edição

Seção

Artigos