Um estudo Comparativo entre Pequenos Empresários Brasileiros e Alemães: A Influência da Cultura Nacional sobre o Potencial de Sucesso de Estratégias Empresariais
DOI:
https://doi.org/10.5020/23180714.2002.17.1.%25pResumo
A suposição de que determinadas condições culturais e sócio-econômicas funcionam como moderadores da eficácia de estratégias empresariais foi testada a partir de duas amostras de pequenos empresários alemães e brasileiros. Procurou-se descobrir a influência potencial de condições culturais e sócio-econômicas sobre a eficácia das estratégias empresariais utilizando-se uma das quatro dimensões de valores propostas por Hofstede (1984) e uma dimensão sócio-econômica proposta por Frese (1998). Postularam-se diferenças interculturais concernentes à eficácia e ao papel de mediador das estratégias empresariais com relação a teoremas psicológicos baseando-se nas grandes diferenças entre as culturas nacionais pesquisadas no que diz respeito às dimensões de valor “Distância de Poder” e a dimensão sócio-economica denominada “Hostilidade do ambiente”. Os achados empíricos atestam que em ambas as culturas determinados fatores de personalidade mediados por determinadas estratégias influenciam o sucesso empresarial subjetivo e objetivo. Ficou evidente que a diferença na eficácia das estratégias correspondentes às diferentes dimensões culturais e sócio-econômicas são prognosticáveis. Palavras-chave: Pequena e Média Empresa; Estratégias Empresariais; Diferenças Culturais.Downloads
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Publicado
2010-02-03
Como Citar
Ribeiro Tupinambá, A. C. (2010). Um estudo Comparativo entre Pequenos Empresários Brasileiros e Alemães: A Influência da Cultura Nacional sobre o Potencial de Sucesso de Estratégias Empresariais. Revista De Humanidades, 17(1). https://doi.org/10.5020/23180714.2002.17.1.%p
Edição
Seção
Artigos