Discursos normativos sobre aprendizagem na infância: os diagnósticos em questão

Autores

  • Maria Regina Maciel
  • Karla Patricia Holanda Martins
  • Iane Pinto de Castro

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2013.28.2.268-283

Palavras-chave:

Discursos normativos. Aprendizagem. Infância. Diagnósticos.

Resumo

Propomos no âmbito deste artigo discutir os lugares conferidos aos impasses relativos ao ato de aprender na infância, situando-os na história das práticas discursivas nos campos da medicina, da pedagogia e suas respectivas relações com os saberes psicológicos. É nessa teia que os diagnósticos acerca dessa questão vão se tecendo. Neste sentido, partiremos dos ideais higienistas do início do século XIX, passaremos pela constituição do campo da psicologia da educação e chegaremos às classificações médicas contemporâneas. Fundamentalmente, abordaremos as críticas efetuadas a partir do campo psicanalítico. Veremos, finalmente, que hoje predomina uma forte influência do tecnicismo derivando na medicalização da infância. Conclui-se que a padronização de critérios clínicos, muitas vezes, anula as possibilidades das crianças encontrarem seus respectivos lugares, tanto sociais quanto subjetivos, e se apresentarem como sujeitos de suas próprias histórias.

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Biografia do Autor

Maria Regina Maciel

Psicanalista / Membro efetivo do CPRJ e Professora Adjunta da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro).

Karla Patricia Holanda Martins

Psicanalista. Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da UFC (Universidade Federal do Ceará). Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UNIFOR.

Iane Pinto de Castro

Psicóloga clínica com ênfase em Psicanálise. Pedagoga. Mestra em Psicologia. Especialização em Psicopedagogia. Professora Substituta do curso de Psicologia na Universidade de Fortaleza – UNIFOR (Universidade de Fortaleza).

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Publicado

2017-05-09

Como Citar

Regina Maciel, M., Holanda Martins, K. P., & de Castro, I. P. (2017). Discursos normativos sobre aprendizagem na infância: os diagnósticos em questão. Revista De Humanidades (Descontinuada), 28(2), 268–283. https://doi.org/10.5020/23180714.2013.28.2.268-283

Edição

Seção

Artigos