Cartões-postais: a sociabilidade em Pelotas através das imagens – início do século XX
DOI:
https://doi.org/10.5020/23180714.2013.28.2.248-267Palavras-chave:
Pelotas. Fotografia. Cartões-postais. Sociabilidade.Resumo
Este trabalho tem por objetivo analisar duas imagens – cartões postais – do município de Pelotas no início do século XX, relacionadas aos espaços de sociabilidade da cidade. No final do século XIX e início do XX, Pelotas era o maior centro charqueador do Brasil vivendo um período de riqueza econômica e cultural. Essa situação possibilitou uma modernização do espaço urbano, com a criação de novos locais de convivência social. Os cartões-postais auxiliam na memória da cidade, impressa nessa narrativa, no período em que o cartão-postal era o principal meio de comunicação visual de massa. Os postais foram selecionados a partir da disponibilidade desses documentos em acervos privados e dentre aqueles que mostram espaços de sociabilidade de Pelotas. A análise dos cartões postais foi realizada a partir das três etapas apresentadas por Panofsky (1991): iconografia – pré-iconográfica e iconográfica – e iconologia. As imagens dos cartões postais analisados destacam principalmente o discurso da modernidade, de riqueza e de sofisticada cultura que se traduz na abertura de ruas, praças e jardins. A presença de espaços de sociabilidade nos cartões-postais demonstrava que esses locais estavam relacionados a uma cidade civilizada e moderna, o que Pelotas estava se tornando.Downloads
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Publicado
2017-05-09
Como Citar
Müller, D., & Rosa Hallal, D. (2017). Cartões-postais: a sociabilidade em Pelotas através das imagens – início do século XX. Revista De Humanidades, 28(2), 248–267. https://doi.org/10.5020/23180714.2013.28.2.248-267
Edição
Seção
Artigos